Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade debate a política atual com o tema sobre a democracia no Brasil

Universidade debate a política atual com o tema sobre a democracia no Brasil

• Publicado: Sábado, 14 de Abril de 2018, 15h24

06.04.2018 O GOLPE DE 2016 Nayana Batista 14

Para debater a conjuntura política atual, a UFPA deu início ao curso “O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil”, na último dia 6 de abril, no Centro de Eventos Benedito Nunes. O evento contou com a presença de alunos, técnicos e professores da Instituição. As palestras, abertas ao público, ocorrerão toda sexta-feira, às 17h, até 23 de novembro de 2018, totalizando 27 aulas.

A primeira aula contou com uma mesa de abertura composta pelo reitor da Universidade, Emmanuel Tourinho;pelo pró-reitor de Extensão, Nelson Souza Junior; e a professora Zélia Amador, coordenadora do curso e da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social da UFPA.

06.04.2018 O GOLPE DE 2016 Nayana Batista 13Durante a abertura, o reitor enfatizou a importância de proporcionar uma reflexão sobre a história recente do País.“Contar essa história, refletir sobre essa história é fundamental e é papel de uma universidade pública. A Universidade deve isso a todos aqueles que também lutaram para que ela se fortalecesse durante anos seguidos”.O reitor da UFPA destacou, ainda, a importância do processo de expansão, com iniciativas de inclusão social, ocorrido nas universidades federais, ao longo do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, e enfatizou a valorização da educação superior e o respeito à autonomia da universidade pública naquele período.

Contar, ler e refletir –Segundo a professora Zélia Amador de Deus, além de propiciar debates sobre a situação política atual, o evento visa entender, com base na produção acadêmica em Ciência Política, os acontecimentos políticos de 2016. “A ideia é explicar o que é o golpe, mostrar que os golpes têm sido estudados por vários pesquisadores. Não é algo fortuito, é algo pensado por grupos políticos. O golpe não é algo novo e não é uma invenção brasileira”, explica a coordenadora.

Após a abertura, a professora Zélia Amador de Deus apresentou a estrutura do curso, os temas das aulas programadas e os docentes que as ministrarão.

06.04.2018 O GOLPE DE 2016 Nayana Batista 18O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil - O curso, realizado em diversas universidades do País, começou na Universidade de Brasília, idealizado pelo professor Luis Felipe Miguel. Este será um dos convidados para a sexta aula, no dia 10 de maio. Além dele, a programação contará com a palestra de 55 docentes da UFPA, de diversas áreas do conhecimento. O curso totalizará 27 aulas, garantindo certificados aos participantes que presenciarem até 70% da carga horária. Programação completa na página do Facebook.

Expectativas - Com o restante das palestras, a professora Zélia espera “o interesse acadêmico, para as pessoas refletirem e pensarem sobre a situação política que vivemos hoje no País”.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista