Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança oferta vagas para idosos em projeto de teatro, memória, música e poesia

• Publicado: Segunda, 16 de Abril de 2018, 15h30

Foto 1 1

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu inscrição para o preenchimento de 25 vagas para idosos que queiram participar do projeto de extensão Teatro, Memória, Música e Poesia na Melhor Idade, coordenado pelo professor Paulo Santana. O Inicio das aulas será no dia 07 de Maio de 2018, todas as quartas e sextas-feiras no horário de 14 às 17 horas, na ETDUFPA. A Inscrição será gratuita até 24 de Abril de 2018.

Foto 6 373x212O projeto de extensão Teatro, Memória, Música e Poesia na Melhor Idade, em seu terceiro ano, tem como objetivo desenvolver a linguagem teatral, da memória e da música no terreno do trabalho social e comunitário, sem a intenção de formar atores/artistas, e sim utilizar o teatro como um recurso na compreensão das subjetividades dos idosos a partir da encenação de suas lembranças.

A ação busca ajudar os idosos a reagirem aos estigmas da velhice abrindo novas vias de comunicação entre gerações, inventando uma maneira exemplar de falar sobre o passado e mostrando a importância da utilização da linguagem artística em trabalhos sociais.

Foto 2 1 373x212Atividades - Nos encontros serão trabalhados exercícios corporais, vocais, técnicas de desinibição, integração e interpretação por meio de jogos dramáticos e jogos teatrais. Os jogos e as improvisações teatrais irão desenvolver a criatividade, raciocínio, memória e socialização.

O objetivo é descobrir a potencialidade de cada um e estimular que todos expressem seus conteúdos de vidas, transmitam suas histórias e ampliem sua leitura de realidade, com o intuito de ajudar o idoso a vencer os preconceitos.

Importância - O teatro, por meio de uma dramaturgia de memória, parece ser um ambiente propício para o idoso contemporâneo, que se redescobre o tempo inteiro, se insere de maneira positiva e ativa no mundo, e ainda cumpre essa sua inerente função social de recordador.

Projeto de extensão Teatro Memória, Música e Poesia na Melhor Idade
Inscrições gratuitas: até 24 de Abril de 2018
Inicio das aulas: 07 de Maio de 2018
Local: Escola de Teatro e Dança, Tv. Dom Romualdo de Seixas, 820 - Umarizal