Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo do Programa de Pós-Graduação em Antropologia apresenta a arqueologia a alunos da Escola de Aplicação

• Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 15h21

antropologia1

O Núcleo de Arqueologia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), em parceria com a Escola de Aplicação da UFPA, promove, nos dias 18 e 20 de abril de 2018, atividades de extensão do evento VI Caminhos da Arqueologia na UFPA: a arqueologia vai à escola. Com a participação de discentes de graduação e de pós-graduação, o evento tem como objetivo apresentar a Arqueologia para estudantes do ensino médio da Escola de Aplicação, em parceria com o professor da equipe de história, Expedito Quaresma.

A edição atual busca apresentar a arqueologia enquanto profissão, diferente das edições anteriores que desmonstravam sobretudo a diversidade das pesquisas arqueológicas desenvolvidas na UFPA e na Amazônia. Normalmente oferecido à comunidade acadêmica no formato de curso de extensão, este ano o Caminhos da Arqueologia na UFPA foi planejado para atender demanda especial, e, portanto, não abriu inscrições para públicos externos.

Em sua sexta edição priorizando atividades de extensão, o evento conta com a organização da Profª. Renata de Godoy, coordenação da mestranda Sabrina Fernandes, e uma equipe com os discentes de pós-graduação Tallyta Suenny Araújo, Ney Gomes, Tiago S. A. Muniz, Emilly Santos, Gabrielle Botelho e Laura Vieira; e graduação, Brenda Bandeira e Amanda Carneiro. O intuito é aproximar públicos externos à Arqueologia, e apresentá-la enquanto área de atuação importante e atuante na UFPA.

Arqueologia3 373x212Edição 2018 – Com palestras iniciadas no último sábado, a equipe já se apresentou para 96 estudantes secundaristas no auditório da Escola de Aplicação. Os temas das palestras vão do estudo da arqueologia até a prática e a pluralidade da disciplina, indicando caminhos para formação no Brasil e reforçando a necessidade de sensibilização da opinião pública para preservar passados e presentes ainda desconhecidos do grande público.

Ao final, as turmas foram apresentadas ao sítio arqueológico Engenho do Murutucu, localizado no bairro Curió-Utinga, em Belém, e visitaram a exposição com artefatos arqueológicos e imagens das escavações realizadas no local. A exposição itinerante  faz parte do projeto Sítio-Escola Engenho do Murutucu, do Laboratório de Arqueologia Histórica do PPGA, coordenado pelo professor Diogo Menezes Costa.

antropologiaJá nos dias 18 e 20 de abril, as turmas, que totalizarão aproximadamente 180 estudantes, se revezarão em visitas mediadas ao Engenho do Murutucu, coordenadas pela mestranda Sabrina Fernandes, que também desenvolve sua dissertação de mestrado no referido sítio.

Edições anteriores - Nas cinco edições anteriores o curso contou com a presença de pesquisadores externos: da UFOPA, do MPEG e da PUC-GO.  As duas últimas edições focaram em áreas específicas de atuação na arqueologia, a Bioarqueologia e a Geoarqueologia, reforçando para a comunidade acadêmica uma das características mais marcantes desta ciência: sua interdisciplinaridade. A última edição ocorreu em 2016.

VI Caminhos da Arqueologia na UFPA: a arqueologia vai à escola
Data: 14, 18 e 20 de abril de 2018
Local: Auditório da Escola de Aplicação da UFPA e sítio arqueológico Engenho do Murutucu
Mais informações podem ser acessadas no blog do evento.

Texto: Divulgação
Fotos: Brenda Bandeira