Página inicial > Ultimas Notícias > Coordenadoria de Meio Ambiente apresenta resultado da Campanha Trote Solidário e Sustentável

• Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 15h48

CAPA13.04.2018 Reitor e trote solidário ITECCidadão Foto Alexandre de Moraes site3

Mais de 12.000 quilos de papel foram arrecadados em quatro dias de programação do Trote Solidário e Sustentável da Universidade Federal do Pará, realizado em março deste ano, durante a Semana do Calouro. O evento visa sensibilizar os alunos, principalmente os calouros, para os problemas ambientais da cidade. No dia 13 de abril, a Coordenadoria de Meio Ambiente da da Prefeitura Multicampi da UFPA fez a apresentação dos resultados da campanha ao reitor Emmanuel Tourinho; ao vice-reitor, Gilmar Silva, ao pró-reitor de Administração (Proad), João Cauby Junior, e aos de representantes da Proex, Silvana Nascimento da Silva e Dário Borges Soares. O encontro ocorreu durante uma confraternização da equipe de voluntários e da coordenação do projeto, no Espaço ITEC Cidadão, no Campus Básico.

Todos os anos é realizada uma avaliação, com base na opinião dos alunos voluntários, que serve para o planejamento das ações para o próximo evento, incluindo críticas, sugestões de melhoria e/ou ampliação do trabalho. De acordo com a Coordenadoria de Meio Ambiente, o processo de arrecadação do papel envolve as etapas de divulgação, recebimento, aplicação de questionários, orientação acadêmica, pesagem e triagem do material.

13.04.2018 Reitor e trote solidário ITECCidadão Foto Alexandre de Moraes site 373x212O trabalho ocorreu durante a programação de recepção dos calouros na Universidade e tinha como proposta arrecadar rascunhos, cadernos, apostilas e outros papéis sem condições de reuso para destinar às cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. O objetivo também foi chamar a atenção da sociedade para a importância da sustentabilidade.

Para a técnica da Coordenadoria de Meio Ambiente, Lúcia Almeida, é uma ação que dá visibilidade para a Universidade, envolvendo os alunos na questão da sustentabilidade desde seu ingresso na Instituição. Ainda segundo ela, os dados obtidos com a aplicação dos questionários, revelam o perfil socioambiental dos novos alunos, mostrando com isso o nível de envolvimento com as questões. Lúcia esclarece também que “essa experiência poderá ser replicada em qualquer instituição de ensino superior, uma vez que, para a admissão de novos alunos, o trote é uma prática bastante utilizada. Mas, para isso, é importante que seus dirigentes estejam sensibilizados para as questões socioambientais, o que resultará na modernização da gestão e na inserção de uma nova cultura institucional”.

373x212 13.04.2018 Reitor e trote solidário ITECCidadão Foto Alexandre de Moraes site2O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, parabenizou o trabalho desenvolvido pela equipe. “Os resultados dessa ação são muito valiosos, incluindo o fato de que o material que vocês arrecadaram servirá a muitas pessoas, em vez de ser desperdiçado. Mas há um produto mais importante que é a contribuição do projeto para promover a consciência ambiental, o compromisso com a sustentabilidade, algo que está alinhado com a nossa missão institucional.”

Além da participação de alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, o Trote vem ganhando adeptos de outros cursos, como de Engenharia Química. A aluna voluntária, Rayssa Pojo, fala da sua experiência com as ações do projeto. “Eu entrei porque acho interessante ter esse olhar diferente, no qual muitos cursos não têm. No caso meu curso de Engenharia Química, eu acho que tem que ter essa preocupação ambiental, porque nós trabalhamos com os impactos ambientais e por isso acho interessante se engajar em experiências como essa e a UFPA nos proporciona isso.”

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes