Página inicial > Ultimas Notícias > Fórum discute as políticas e ações extensionistas da UFPA

Fórum discute as políticas e ações extensionistas da UFPA

• Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 16h19

CAPA12.04.2018 Jornada de Extensão Foto Alexandre de Moraes site7

O 4º Fórum de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizado no último dia 12 de abril, abriu debates sobre as políticas que norteiam a área extensionista e suas implicações, bem como as transformações que ocorrem no cenário nacional, regional e estadual. A programação ocorreu no auditório Professor Armando Dias Mendes, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), no Campus da UFPA, em Belém. Participaram da mesa de abertura o reitor Emmanuel Tourinho e os pró-reitores de Extensão (Proex), Nelson de Souza Junior; de Ensino de Graduação (Proeg), Edmar Costa; e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Rômulo Simões.

Com o tema “Os Desafios da Extensão Universitária para a Formação Científica e Cidadã”, o evento foi dividido em momentos de palestras, debates e apresentação de trabalhos dos grupos. O objetivo foi socializar e democratizar o conhecimento científico por meio de discussões, possibilitando maior aproximação entre a universidade e a sociedade.

1373X212 2.04.2018 Jornada de Extensão Foto Alexandre de Moraes site4De acordo com o pró-reitor de Extensão, Nelson Souza Junior, o Fórum tem sido um momento de aproximação das unidades acadêmicas e de discussão das diretrizes da Universidade para a área de Extensão. “Este Fórum é mais um momento do qual isso ocorre, para que possamos trabalhar melhor as ações de extensão e propor melhor essas ações e, certamente, projetarmos no ambiente da Extensão, os próximos dois anos.”

O pró-reitor da Propesp, Rômulo Simões, falou da experiência obtida com o Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação, realizado no início de abril, ressaltando a importância da comunicação e a interação entre as pró-reitorias. “Essa troca, essa participação, é fundamental nas instituições para que essas áreas fins estejam trabalhando de forma conjunta nas ações de ensino, pesquisa e extensão.”

373X212 12.04.2018 Jornada de Extensão Foto Alexandre de Moraes site3O pró-reitor da Proeg, Edmar Costa, também reforçou em seu discurso a união entre as três pró-reitorias. Para ele, a Extensão vem ganhando cada vez mais espaço de atuação acadêmica. “Antes eram poucos professores envolvidos, mas essa realidade vem mudando e dezenas deles (professores) hoje fazem atividades de extensão, tão importante para o ensino e a pesquisa, como para levar a Universidade para fora de seu próprio muro, mostrando o que ela tem de potencialidades.”

Segundo o reitor Emmanuel Tourinho, a educação superior vive momentos de transformação dos modelos pedagógicos. Para ele, os alunos aprendem muito mais atuando em projetos, daí a importância da mudança na estrutura curricular dos cursos, passando a incluir mais atividades de pesquisa e extensão na carga horária do aluno.

373X212 12.04.2018 Jornada de Extensão Foto Alexandre de Moraes site6“Não há mais possibilidade de sermos bem sucedidos com o modelo tradicional de ensino, muito focado nas atividades de sala de aula. Precisamos compreender isso e atuar na direção de oferecer aos nossos alunos ambientes de formação em que possam ser muito mais ativos, contando com oportunidades diversificadas de formação”, observou o reitor.

Programação - A programação seguiu com a palestra “O Lugar da Extensão Universitária na Formação Universitária: As Diretrizes para a UFPA”, proferida pelo pró-reitor de Extensão, Nelson Souza Junior. Ele fez uma abordagem do cenário nacional da Extensão, seus avanços e desafios para as universidades. Também anunciou para agosto de 2018, a realização do 1º Fórum Pan-Amazônico de Extensão, na UFPA.

O segundo tema em discussão foi “A Gestão da Extensão na UFPA: uma agenda estratégica”, apresentado pelos professores Miguel Santa Brígida (Dacel/Proex) e Edval Bernardino (DPP/ Proex)

A última palestra foi a do professor Carlos Batista Maciel, diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA), cujo tema foi “A Vinculação da Extensão Universitária ao Processo de Formação Universitária”. A programação encerrou-se com a apresentação dos trabalhos de grupos de projetos de extensão da UFPA.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes