Página inicial > Ultimas Notícias > Embaixador da Hungria visita UFPA para divulgar programa de bolsas e cooperação acadêmica

• Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 16h44

12.04.18 Visita Embaixador da Hungria Nayana Batista 746x423

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu a visita do embaixador da Hungria no Brasil, Norbert Konkoly, no último dia 12 de abril. A presença do embaixador tem como objetivo estreitar as relações entre o Pará e a Hungria, por meio de parcerias e cooperação acadêmica que terão início com o disponibilidade de bolsas integrais para alunos brasileiros estudarem em universidades húngaras a partir de 2019. No total serão 250 vagas para estudantes brasileiros.

Acompanhado pela cônsul geral-adjunta de Assuntos Comerciais, Zsuzsanna László, e pela coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Estado, Larissa Steiner Chermont, o embaixador foi recepcionado na UFPA pelo reitor Emmanuel Tourinho, que se mostrou receptivo às novas oportunidades abertas pelo governo húngaro. “Com a suspensão do ciências sem fronteiras, a Hungria criou um programa especial, por meio do qual concede bolsas para alunos brasileiros. Assim que as chamadas forem abertas, nós as divulgaremos na UFPA para estimular a participação dos nossos alunos”, afirmou.

Em sua primeira visita ao Estado, o embaixador fez questão de demonstrar a sua satisfação com esse estreitamente da relação entre Brasil e Hungria, que será proporcionada pelas novas ações do governo húngaro. “Fico muito contente com as relações acadêmicas entre o Brasil e a Hungria, porque estamos em um momento ascendente. Já tivemos um grande sucesso no programa Ciências sem Fronteiras, quando a Hungria recebeu 2300 estudantes brasileiros, e esse ano a Hungria resolveu anunciar o oferecimento dessas bolsas integrais para estudantes brasileiros”, comentou.

Cooperação Internacional - Além do programa de bolsas, o reitor e o embaixador aproveitaram o momento para conversar sobre a possibilidade de um maior intercâmbio entre pesquisadores da UFPA e pesquisadores vinculados a universidades húngaras. O objetivo é que mais trabalhos de pesquisa possam ser realizados em parceria, possibilitando novas oportunidades de mobilidade para alunos de graduação e pós-graduação. Há também a expectativa de que no futuro a Universidade Federal do Pará possa acolher cursos e atividades organizadas pela embaixada da Hungria na área de promoção da língua e da cultura húngaras.

“Nós buscamos aproveitar todas as oportunidades para que novas cooperações com parceiros estrangeiros ocorram. Do mesmo modo, o embaixador manifestou este interesse das universidades húngaras em ter maior interação e cooperação com universidades brasileiras, em particular a UFPA, por ser uma universidade da Amazônia”, pontuou Emmanuel Tourinho.

Visita de reitores – Ainda como parte do projeto de expandir a interação entre instituições brasileiras e húngaras, o país europeu irá sediar dois encontros entre representantes de universidades do Brasil. Em julho ocorrerá um seminário da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) no país, e em outubro será a vez da capital Budapeste sediar o encontro entre os reitores das instituições que fazem parte do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (do qual a UFPA é participante) e representantes das universidades húngaras.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Nayana Batista