Página inicial > Ultimas Notícias > União Nacional dos Estudantes debate importância da universidade pública

União Nacional dos Estudantes debate importância da universidade pública

• Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 15h17

Logomarca da União Nacional dos Estudantes UNE

A União Nacional dos Estudantes (UNE) realiza nesta quinta-feira, 19, e sexta, 20 o UNE Volante: Uma Universidade Chamada Brasil. O evento percorre várias Instituições do país para debater a importância das universidades públicas e também a regulamentação das atividades culturais no ambiente universitário. Além de debates, a programação conta também com exibição de filmes, exposição de mostras artísticas, oficina e apresentações musicais.

O evento é uma reedição do UNE Volante de 1962, lançado para defender a posse do presidente João Goulart e reformas estruturantes, em especial a universitária. Segundo Ellana Silva, diretora do Diretório Central dos Estudantes (DCE), assim como em 1962, a universidade pública está novamente ameaçada, por isso é importante debater o tema. “Entendemos que quando a educação está ameaçada, é um ataque à nossa democracia, já que dentro da universidade é onde se tem produzido o conhecimento científico no país. Portanto defender a universidade é defender a soberania nacional”, afirma.

Programação - A programação se inicia no dia 19, com a apresentação dos filmes “Praia do Flamengo” e “5 Vezes Favela”, no Auditório Setorial Básico II, às 14h. Também haverá uma oficina de comunicação colaborativa do Circuito de Cultura e Arte da UNE. A oficina será às 15h30, no Laboratório de Matemática Aplicada, localizado no Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN).

No dia 20, a programação começa às 9h, no Complexo Cultural do Vadião,com um debate sobre o papel da mulher na cultura, na universidade e no movimento estudantil. Às 14h, haverá outro debate, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), desta vez sobre o tema da campanha da UNE: “Universidade não se vende, se defende!”. O debate contará com presença do reitor da Universidade, professor Emmanuel Tourinho.

Durante o dia, haverá também exposição de mostras artísticas no Complexo do Vadião, no Hall do Mirante do Rio e no Hall da Reitoria. A partir das 17h30, haverá o Festival Inquietações, que contará com apresentações artísticas de Lauvaite Penoso, Pelé do Manifesto e The Morô. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação