Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes do Campus Cametá recebem atendimento durante a I Jornada da Saúde da UFPA

• Publicado: Quinta, 19 de Abril de 2018, 12h12

cartaz i jornada saude ufpa

A fim de valorizar a saúde dos estudantes, vai ocorrer, no dia 30 de abril, a I Jornada da Saúde da UFPA, das 8h às 18h, no Campus Universitário do Baixo Tocantins, em Cametá. As inscrições serão realizadas no momento do atendimento, sendo necessário apresentar somente o comprovante de matrícula. Os atendimentos ocorrerão em duas salas do prédio Professora Maria Cordeiro de Castro (salas antigas) da UFPA.

O objetivo da iniciativa é divulgar e disseminar conhecimentos relevantes sobre as doenças que acometem o coração dos moradores da região do Baixo Tocantins e, com isso, utilizar a comunidade acadêmica como elemento multiplicador dessas informações.

O evento é organizado pela professora colaboradora, farmacêutica, mestre em Bioquímica Isabela de Oliveira Carvalho; pela vice-diretora da Faculdade de Agronomia (FAGRO), Mariana Casari Parreira; e pelos estudantes de Agronomia da UFPA Campus Cametá Elidineia Lima de Oliveira Mata e Vitor Barbosa da Costa.

Programação - Serão ofertados, entre as 8h e 16h, exames de Glicemia Capilar, Tipagem Sanguínea, aferição de sinais vitais, procedimentos para avaliação (peso, altura e medidas) e orientação nutricional. Além de exames parasitológicos de fezes, com horário de entrega do material estipulado entre 8h e 11h e o resultado dos exames às 15h, no Laboratório de Biologia.

Além dos serviços, o evento contará com palestras que ocorrerão no auditório, no horário das 16h às 18h, com os temas: O que é Hipertensão Arterial, causas, sintomas e tratamento, com Railene Célia Baia de Alencar; Diabetes: Um problema Mundial, com Sávilla Patrícia Sá de Lima; Tipos sanguíneos e a importância de ser doador de sangue, com Lorena Costa Vasconcelos dos Santos; Parasitoses mais frequentes e suas implicações na saúde da população ribeirinha, com Márcio Nahum Lobo; e Noções básicas de primeiros socorros, com Isabela de Oliveira Carvalho.

Importância da ação - De acordo com umas das organizadoras do evento, professora Isabela Carvalho, priorizar a saúde dos discentes é um método eficaz para se obter resultados sociais e econômicos em níveis municipal, estadual e federal. “Entende-se a urgência de se pensar em ações prioritárias a esse grupo visando a um fazer em saúde eficiente, para que estes se tornem cientes da importância de obter conhecimentos sobre sua própria saúde, podendo reduzir ou até mesmo evitar causas que levam ao adoecimento”, explica a organizadora.

De acordo com Elidineia Lima, a ação é importante por trazer profissionais capacitados para esclarecer questões da área da saúde à sociedade. “Espera-se diminuir os índices de quadros clínicos como hipertensão, diabetes e parasitoses, para que a população não seja vítima desses males, de modo que possam diminuir os gastos financeiros das famílias com esses tipos de patologias”, afirma.

Texto: Matheus Luz – Assessoria de Comunicação da UFPA