Página inicial > Ultimas Notícias > Dia do Índio é comemorado com Ato de Fortalecimento Cultural na UFPA

Dia do Índio é comemorado com Ato de Fortalecimento Cultural na UFPA

• Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 19h37

19.04.2018 Ato de Fortalecimento Cultural site 6 Foto Alexandre de Moraes

Para marcar a presença dos indígenas na Universidade Federal do Pará, um Ato de Fortalecimento Cultural foi organizado nesta quinta-feira, dia 19, no Campus Básico da UFPA, em Belém. O evento promovido pela Associação dos Povos Indígenas Estudantes da UFPA (APYEUFPA) teve a finalidade de apresentar à sociedade produções culturais sob a forma de pintura, artesanato, gastronomia e grafismo. A programação alusiva ao Dia do Índio incluiu, ainda, palestras e a exibição de documentários sobre temas diversos, como a demarcação de terras, os impactos provocados por grandes obras, como a de Belo Monte, e a inclusão de indígenas nas universidades.

19.04.2018 Ato de Fortalecimento Cultural site 3 Foto Alexandre de Moraes

Segundo a presidente da APYEUFPA, Eliene Rodrigues Putira Sacuena, atualmente são 185 os  alunos indígenas na UFPA, cinco deles nos cursos de pós-graduação, representando 34 etnias de todo o Brasil. Durante o evento, eles tiveram a oportunidade de mostrar um pouco da luta e da história de cada povo. “Este é um dia dedicado ao conhecimento, à troca de saberes na Universidade”.

O ingresso de estudantes indígenas por meio de processo seletivo especial na UFPA iniciou-se em 2010 e faz parte da política e da missão institucional, que é respeitar e valorizar a diversidade. Outra ação importante para ampliação desse acesso foi a criação da oferta de uma segunda opção de curso no PSE, a qual permitiu dobrar o número de ingressantes indígenas.

19.04.2018 Ato de Fortalecimento Cultural site Foto Alexandre de Moraes

O reitor Emmanuel Tourinho enfatizou a determinação institucional de contribuir para o fortalecimento da presença dos povos indígenas na UFPA e para a organização dos alunos indígenas na Instituição. Na oportunidade, apresentou a proposta de criação do Centro de Cultura Indígena, no espaço da orla do campus universitário.

“Nós gostaríamos de inaugurar o Centro no dia 19 de abril de 2019. Com ele, esperamos garantir maior presença da cultura indígena no ambiente da universidade, enriquecendo a formação dos que por aqui passam e promovendo a valorização e o respeito à diversidade. Esperamos, ainda, que essa iniciativa ultrapasse os muros da Instituição e incentive outros setores da sociedade para igual investimento na difusão da cultura indígena em nosso Estado”, afirmou.

19.04.2018 Ato de Fortalecimento Cultural site 5 Foto Alexandre de Moraes

O aluno do curso de Direito da UFPA Anderson Santos Martins considera importante a realização de ações como essa na Instituição, porque, “além de disseminar um pouco mais a cultura, aproxima a comunidade acadêmica da realidade dos povos indígenas”.

Além de estudantes e professores, o evento contou com a presença dos pró-reitores de Ensino de Graduação (Proeg/UFPA), Edmar Costa; e de Extensão (Proex), Nelson de Souza Junior. Também participaram da mesa de abertura a professora Izabel Cabral, representante da Assessoria da Diversidade; e a professora e pesquisadora Jane Beltrão, que levantou uma reflexão sobre a violação dos direitos indígenas, dos entraves presentes à Constituição Federal e da luta pelo ingresso na Universidade. “Esse é um momento para refletirmos sobre questões importantes que pedem ações urgentes”, disse.

19.04.2018 Ato de Fortalecimento Cultural site 4 Foto Alexandre de MoraesPara a professora Jane Beltrão, os direitos dos povos indígenas continuam sendo desrespeitados. Segundo a pesquisadora, “de modo geral, as demarcações de territórios indígenas estão paralisadas, nada caminha e os povos indígenas continuam sem seus territórios assegurados. Muitas são as áreas desmatadas a exigir reparações; ocupadas por fazendas e/ou por posseiros que se recusam a sair do território originalmente indígena, muitos são os processos judiciais encaminhados pelo Ministério Público Federal, sem que as situações sejam resolvidas, processos que se arrastam há anos”. O texto completo da professora Jane Beltrão, intitulado “Entre a gravidade e a urgência no Brasil: o golpe que se abate sobre os povos indígenas” está disponível aqui.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre Moraes