Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos da Universidade participam de Ação de Educação Ambiental em Algodoal

Alunos da Universidade participam de Ação de Educação Ambiental em Algodoal

• Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 12h24

Algodoal2Julize Garcia

De 24 a 28 de abril, alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) participam de mais uma ação do Projeto Lixo Zero-Do Rio Ao Oceano, que faz parte da programação “Tenda Verde nas praias". Essa ação é realizada pelo Instituto Manguezal e tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população a realizar práticas sustentáveis. Desta vez, a ação será realizada na ilha de Algodoal, nordeste do Estado.

O projeto - O Projeto “Lixo Zero” iniciou-se em 2015, na disciplina de Educação Ambiental, ministrada pela professora Sury Monteiro. “Desde então, os alunos vêm deixando seu legado às comunidades locais e aos turistas por meio da sensibilização acerca de questões ligadas ao uso sustentável dos recursos naturais e principalmente do descarte adequado dos resíduos sólidos”, diz a professora Sury.

A ação visa sensibilizar a população sobre hábitos do cotidiano que são nocivos ao meio ambiente, o consumo inteligente da reutilização dos produtos e, ainda, propor soluções empreendedoras para o destino dos resíduos. Dessa forma, também gerar um retorno econômico para as pessoas.

Segundo a professora Sury Monteiro, levar esse conhecimento sobre práticas sustentáveis para a zona costeira amazônica é importante, pois transforma a população em agentes multiplicadores da preservação ambiental. Assim, “a comunidade passa a ter uma postura mais consciente quanto à forma de utilização e à preservação dos recursos naturais”, afirma.

Ainda de acordo com a professora da UFPA, por estar nos rios e nos oceanos, esse resíduo retorna até nós, por meio da nossa cadeia alimentar. “Por isso o nosso projeto é baseado tanto na educação ambiental quanto no desenvolvimento de pesquisas sobre a distribuição do micro e macroplástico. Assim, a geração de dados incentiva o desenvolvimento de ferramentas a serem aplicadas na educação ambiental de diversos públicos”, completa.

Programação - A programação inclui um ciclo de palestras no dia 24 para alunos, professores e servidores da Escola Municipal Maria de Lourdes Ferreira. Nos dias 25 e 26, as atividades serão realizadas no Centro Comunitário da ilha e vai abordar a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa ação é voltada principalmente para os trabalhadores e os proprietários de pousadas, comércio, restaurantes e a associação de carroceiros.

Nos dias 27 e 28, o evento vai realizar mais uma ação na Praça Matriz e na Praia da Caixa D’água. A ação será voltada para moradores e turistas, promovendo uma manhã de conscientização. Além das ações com o público, será realizada, também, uma coleta de amostras de areia da Praia da Princesa para quantificação dos microplásticos presentes.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Julize Garcia