Página inicial > Ultimas Notícias > Colóquio internacional comemora 20 anos de Grupo de Estudos que desenvolve Educação Ambiental na Amazônia

• Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 15h13

Imagem Divulgação Coloquio GEAM

Entre os dias 25 e 27 de abril, ocorre, no Instituto de Ciências Jurídicas e no Centro de Convenções Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA), o Colóquio Internacional do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM): “20 Anos de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Ambiental por entre os Rios, Florestas, Estradas, Portos e Cidades: Trilhas e Perspectivas”.

O colóquio pretende demonstrar todas as experiências já desenvolvidas e em desenvolvimento no GEAM, constituindo-se como um fórum de discussões das relações estabelecidas entre a sociedade civil, o Poder Público amazônico e os organismos diferenciados, contribuindo para o estabelecimento de novas relações entre sociedade e natureza no contexto amazônico.

"O evento é importante, porque marca uma trajetória de 20 anos. Nós vamos apresentar os resultados de trabalhos e pesquisas de alunos e professores que estiveram vinculados ao nosso grupo de estudos durante esse tempo. A nossa intenção é fazer um evento coletivo, que consiga congregar interessados na discussão ambiental. Esperamos ampliar a visibilidade das nossas ações ao mesmo tempo em que fazemos discussões sobre questões relevantes para a sociedade", explicou Marilena Loureiro, coordenadora do GEAM.

Programação -  O primeiro dia do colóquio, que será no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), começa com uma mesa de abertura, seguida pela apresentação, às 9h30, do Coral “Vozes do Amanhã”, da Associação Umbandista Mãe Dinair (AUMD), da Vila do Prata, em Igarapé Açu. Logo depois, o professor Marcos Reigota, da Universidade de Sorocaba (UNISO), ministra a conferência “Pesquisa e Pós-Graduação em Educação Ambiental no Brasil e na Europa: redes de construção de saberes”.

O dia segue com o “Sobremesas com Educação Ambiental”, em que, por meio de comunicações orais, serão compartilhadas as experiências e os resultados de diversos cursos, e com a mesa-redonda “Trajetórias de Pesquisa, Ensino e Extensão do GEAM: caminhos percorridos”, na qual a professora Marilena Loureiro abordará a  “Educação Ambiental no Ensino Universitário e na Educação Básica Brasileira: panorama dos últimos 20 anos”.

O segundo dia de evento começa às 8h, com a conferência “A Dimensão Ambiental na Educação – 20 anos depois”, proferida pelo professor Mauro Guimarães  da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além de dois painéis com os temas “20 anos de Educação Ambiental por entre Escolas nas Cidades, Rios e  Florestas: Resultados de Pesquisa e Pós-Graduação” e “20 anos de Educação Ambiental por entre Escolas, nos Rios, Florestas e Unidades de Conservação em Comunidades Amazônicas - Resultados de Pesquisa e Pós-Graduação”.

A programação termina com a mesa “Educação Ambiental e mediação de conflitos socioambientais no cenário das Políticas de Desenvolvimento Amazônico”, com a presença dos deputados federais Edmilson Rodrigues e Arnaldo Jordy; do professor Carlos Maneschy, da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam),   ex-reitor da UFPA; da jornalista Úrsula Vidal e do professor Armin Mathis, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (PPDSTU/NAEA/UFPA).

No último dia, o Centro de Convenções Benedito Nunes receberá a mesa “Gestão, Educação e Licenciamento Ambiental: Os Programas de Educação Ambiental nos grandes empreendimentos econômicos, de logística e Infraestrutura nos territórios amazônicos”, além do painel sobre os 20 anos de Educação Ambiental vivenciados pelo GEAM. Às 14h, o professor Johannes Kniffki, da Alice Salomon University-Alemanha, ministrará a conferência “Dilemas e questões emblemáticas do cotidiano das relações Norte-Sul, entre a América Latina e a Europa”.

Em seguida, ocorre o Colóquio de Encerramento, com o tema “Conversas, discussões, ciência, rezas, arte e poesias para adiar o Fim do Mundo”, em que Márcia Kambeba, Palhaço Curumim, Sandra Picardo, Fernando Augusto Filho, Johannes Kniffiki, Marcos Reigota,  Mauro Guimarães, Marilena Loureiro, Maria Ludetana Araújo, Maria Soeli Lemonge, Ana Lídia Cardoso do Nascimento e Daniel Caldeira farão um balanço da trajetória de 20 anos do GEAM e debaterão o que esperam para o grupo nos próximos anos.

Programação Cultural - Todos os dias do Colóquio serão encerrados com atrações regionais. No dia 25, haverá apresentação do Mestre Pinduca e banda. Ronaldo Silva,do  Instituto Arraial do Pavulagem, se apresentará na noite do dia 26; e as Escolas de Samba Bole-Bole e Unidos de Mãe Dinair farão o encerramento do evento.

Data: De 25 a 27 de abril de 2018
Horário: A partir das 8h
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas e Centro de Convenções Benedito Nunes.
Faça sua inscrição aqui.
Programação completa aqui.
Para mais informações, acesse o site do GEAM.

Texto e arte: Divulgação