Página inicial > Ultimas Notícias > Parfor UFPA realiza o VI Encontro de Coordenadores Locais

Parfor UFPA realiza o VI Encontro de Coordenadores Locais

• Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2018, 15h44

parfor forum1

Coordenadores do Parfor de mais de 40 polos participam, nesta quinta-feira, 26, e sexta, 27 de abril, do VI Encontro dos Coordenadores Locais do Parfor UFPA, no Atelier de Artes da UFPA, em Belém. O objetivo é apresentar o programa e as atividades que competem ao cargo para os coordenadores que estão começando na função e informar as novas diretrizes e orientações para serem seguidas entre etapa e em etapa intensiva de aulas.

"Queremos capacitar nossos coordenadores locais para melhor atendimento aos professores e aos alunos durante as etapas de aulas nos municípios. Damos orientações, mostramos as atribuições, ações que eles vão desenvolver", explica a secretária geral do Parfor, Izabel Colares.

A coordenação local do Parfor UFPA é exercida por um servidor da Secretaria de Educação do município ou órgão equivalente no município sede da turma. Esse servidor passa a ser um bolsista Capes a serviço do trabalho do Parfor nos campi e nos polos de formação.

Entre as atribuições do coordenador local, estão: coordenar e acompanhar as funções administrativas e acadêmicas para funcionamento do Parfor; auxiliar o coordenador de curso e a coordenação geral no desenvolvimento das atividades relacionadas ao funcionamento dos cursos; acompanhar as atividades acadêmicas das turmas; auxiliar os coordenadores de cursos no acompanhamento do registro acadêmico dos alunos; acompanhar e supervisionar o cumprimento das atividades dos professores formadores; informar ao coordenador do curso qualquer intercorrência no desenvolvimento das atividades acadêmicas no campus ou no polo; tomar conhecimento do regulamento de graduação da UFPA, entre outras atribuições.

Programação - A programação começa nesta quinta, 26, às 10h, com a palestra de abertura "O Parfor no contexto das atuais políticas de formação de professores". Às 14h, serão discutidas questões acadêmicas e administrativas dos polos do Parfor junto aos coordenadores de curso.

No dia 27, das 9h às 12h, será realizada a reunião do Fórum Estadual de Apoio à Formação Docente, com representantes das Instituições Públicas de Ensino. Durante a tarde do dia 27, haverá a palestra "O papel dos coordenadores locais nas ações de formação via Parfor".

Texto e foto: Thais Rezende/ Ascom PARFOR