Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão Cineclube TRT8 & UFPA promove sessão de animações paraenses em escola pública

• Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 15h12

CineClube TRT 8

O Cineclube TRT8 & UFPA realiza, neste sábado, 28 de abril, mais uma sessão de exibição de filmes. Desta vez, a plateia será formada por adolescentes e jovens do bairro Tapanã, na Escola Municipal Professora Alda Eutrópio, em Belém, a partir das 9h. O bairro participa do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo ao Aprendizado, coordenado pelo Tribunal Regional do Trabalho 8ª região.

A sessão vai exibir um conjunto de filmes de animação produzidos pelo estúdio paraense Iluminuras. São as animações AdmiriMiriti (Andrei Miralha, 11’09’’), Nossa Sra dos Miritis (Andrei Miralha, 13’09’’), Pedaços de Pássaros (Andrei Miralha e Marcílio Costa, 14’), Icamiabas da Amazônia (Andrei Miralha, 3’) e Tu Conheces? (Petrônio Medeiros, 3’), que utilizam a técnica da animação para falar sobre as particularidades da nossa região.

Também será exibido o documentário Miritimiri (Andrei Miralha, 15’15’’), que aborda a produção dos brinquedos de miriti, ícones da cultura paraense. Após a exibição, os alunos terão a oportunidade de conversar com alguns dos autores das obras exibidas, momento que se tem revelado bastante produtivo nas últimas sessões.

Cineclube TRT8 & UFPA - Esta é a primeira vez que o projeto ocorre nas dependências de uma escola pública, já que, em 2017, as sessões ocorreram na sede do TRT8, em Belém.  O Cineclube TRT8 & UFPA é um projeto de extensão do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade, realizado em parceria com o TRT da 8ª Região, que entra em seu segundo ano de realização.

O projeto é coordenado pela professora do curso de Cinema Angela Gomes e pelo TRT8, pelas magistradas Zuíla Dutra e Vanilza Malcher. O objetivo é aproximar crianças e jovens da cinematografia nacional e regional, além de desenvolver reflexões e debates com base nos filmes exibidos e, assim, contribuir com a formação cultural desse público.

Cineclube UFPA & TRT8
Data: 28 de abril de 2018