Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Economia realiza aula inaugural nesta sexta-feira com professor da UFMG

• Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 15h41

ICSA 1

O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), com o apoio da Faculdade de Economia (Facecon) e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), vai realizar sua aula inaugural nesta sexta-feira, dia 27 de abril. A aula com o tema "A Universidade e o Sistema de Produção de Ciência e Tecnologia no contexto de crise institucional e de desconstrução democrática“ será ministrada pelo professor Juarez Guimarães, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O encontro ocorre no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA), a partir das 9h.

O evento constitui parte dos seminários organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), tendo como fundo a análise econômica e social das atuais mudanças que ocorrem no Brasil. O PPGE estabeleceu, nos últimos três anos, seu doutorado, consolidando a Pós-Graduação em Economia e tendo a perspectiva de fortalecer um campo de interpretação econômica e social da Amazônia brasileira.

Segundo o professor do PPGE José Raimundo Trindade, o objetivo fundamental será tratar da atual conjuntura brasileira, buscando discernir os sentidos da atual crise institucional democrática e estabelecer os impactos desta  sobre as universidades públicas e sobre o sistema de ciência e tecnologia nacionais.

“A interpretação desses aspectos são centrais, considerando que toda e qualquer construção soberana nacional se baseia na edificação de um forte e criativo sistema de produção tecnológico. A negação deste significa o aprofundamento do caráter dependente da economia brasileira e do avanço, infelizmente, de uma agenda de destruição nacional e de empobrecimento do povo brasileiro”, completa.

O professor - A realização da aula inaugural de 2018 do PPGE com o professor Juarez Guimarães se reveste, de acordo com José Raimundo Trindade, de uma tripla importância. Primeiramente, o professor Juarez construiu, ao longo dos últimos quarenta anos de pesquisa, uma interpretação própria do desenvolvimento brasileiro e da formação das classes sociais, aspecto crucial para análise das ciências sociais como um todo.

Segundo, o professor Juarez preza pela leitura crítica da atual conjuntura brasileira, especialmente os descaminhos da democracia. E, como nos últimos dois anos, as instituições vêm sendo submetidas à forte tensão e mesmo desconstrução - como o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e as universidades públicas -, colocando em real risco o desenvolvimento científico autônomo e soberano, é algo imprescindível para uma nação do grau de complexidade do Brasil, que tem uma população superior a 200 milhões de habitantes e grande diversidade étnica e desigualdade social.

Por fim, o professor Juarez apresenta uma compreensão social que segue a tradição de pensadores e intérpretes brasileiros do mesmo quilate e capacidade interpretativa de Florestan Fernandes e de Caio Prado Júnior, autores que, baseados no  marxismo, possibilitaram desenvolver as ciências sociais e econômicas brasileiras.

Inscrições – O evento é aberto à comunidade, podendo participar estudantes, técnicos, professores, pesquisadores e a sociedade em geral. As inscrições são realizadas no local e no horário da aula. Não haverá certificação.

Aula inaugural PPGE
Data: 27 de abril de 2018
Local: Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA)
Hora: início às 9h