Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Submissão de trabalhos para Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças vai até 30 de maio
Início do conteúdo da página

Submissão de trabalhos para Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças vai até 30 de maio

  • Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 15h53

VI Grupeci

Está aberta a submissão de trabalhos para o 6º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (Grupeci). O encontro reúne grupos de pesquisa de todo o país para debater a temática ”Diversidade e participação em pesquisas com crianças e infâncias”. O prazo para a inscrição de trabalhos segue até dia 30 de maio. A sexta edição do evento ocorrerá de 27 a 30 de novembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes, da UFPA. 

Por meio de discussões e apresentações articuladas de trabalhos, o 6º Grupeci planeja debater o tema ”Diversidade e participação em pesquisas com crianças e infâncias”. De acordo com a coordenadora do evento, professora Celi Bahia, “no cenário contemporâneo, cada vez mais, se põe em pauta o reconhecimento da multiplicidade étnica, estética, de gênero, de famílias, de condições socioeconômicas, de territórios, de tradições, de culturas, de sociabilidades que envolvem a vida das crianças. Por isso precisamos exercitar a capacidade de olhar para a diversidade de crianças e infâncias que clamam por nossas sensibilidades”.

Inscrições - As inscrições devem ser realizadas por meio do site do evento, até o fim do prazo. Após essa data, é preciso se inscrever na secretaria de credenciamento, no local do congresso. Graduandos e pós-graduandos devem anexar ao cadastro on-line o comprovante de matrícula na sua respectiva instituição de ensino ou encaminhar para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O e-mail também deve conter uma cópia digitalizada dos seguintes documentos: carteirinha de matrícula do ano vigente (frente e verso) ou declaração de matrícula em papel timbrado da Instituição ou ainda boleto quitado da mensalidade vigente. É possível realizar inscrições por grupo e por empenho. Com valor mínimo de 70 reais, a taxa de inscrição varia de acordo com a época do pagamento e com a categoria do participante. O participante receberá e-mails de confirmação de dados e pagamento. Mais informações aqui.

Apresentação de Trabalhos - Com cinco categorias de trabalhos, cada grupo de pesquisa pode submeter, no mínimo, três trabalhos em até dois eixos. Os eixos disponíveis para submissão são: História e Concepções de Infância; Infância, Arte e Mídias; Práticas Educativas e Infâncias; Políticas para a Infância e Formação de Professores e Infância, Cultura, Diversidade e Inclusão.

Para realizar a submissão, os autores e os coautores dos trabalhos devem estar inscritos no seminário. Os trabalhos devem ser submetidos em forma de resumo, com, no máximo, 3500 caracteres, seguindo o formato explicado na página do Grupeci. Para enviar os resumos, é necessário se cadastrar e preencher o formulário de inscrição disponível no site. Não é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Após o cadastro no sistema, com a senha e o login de acesso, é possível acompanhar a avaliação e, depois, alterar os resumos. Mais informações aqui.

Programação - O primeiro dia de programação será iniciado às 8h, com o credenciamento, seguido por uma apresentação cultural e a solenidade de abertura. Depois, às 10h30, ocorrerá a conferência de abertura, ministrada pelo professor doutor Manoel José Sarmento Pereira, da Universidade de Minho. Durante a tarde, serão realizadas as comunicações orais e o lançamento de livros, com outra programação cultural.

Os dias 28 e 29 serão compostos por sessões de comunicações orais. No último dia, às 9h, ocorrerá a Conferência de Encerramento “Memória da Produção Intelectual das edições do GRUPECI”, com a professora doutora Ligia Maria Aquino, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Temática - A UFPA, como uma instituição federal, tem o papel de dar espaço e incentivar a pesquisa  e as discussões sobre infância e diversidade. “No âmbito acadêmico, o exercício de olhar o diverso, a perplexidade, de olhar uma situação como se fosse vista ‘pela primeira vez’ vem se construindo nas aprendizagens desencadeadas da participação das crianças em pesquisas”, explica a coordenadora.

Segundo ela, é necessário conversar sobre os modos de fazer pesquisa sobre crianças e com crianças: “As crianças têm muito a nos ensinar, a nos contar sobre as suas formas de ver, interpretar, interagir e construir conhecimentos sobre o mundo. Elas nos fazem refletir sobre o valor de percebê-las, de valorizarmos cientificamente o que elas têm a dizer”, ressalta.

Grupeci - O encontro, que começou na Universidade Federal de Juiz de Fora em 2008, é realizado bianualmente, variando a cidade sede. O seminário é um importante lugar de união de grupos para debates coletivos, de forma inter e multidisciplinar, com o intuito de formar e fortalecer grupos de pesquisa nas diversas regiões brasileiras,gerando até intercâmbios com grupos e pesquisadores internacionais. Por isso, para a professora Celi, tem a importância “na produção do conhecimento e a possibilidade de encontro de pesquisadores de diversas regiões do Brasil”.

Nesta edição, “a importância do 6º Grupeci é o fato de o evento vir acontecer na Amazônia. Isso amplia as possibilidades de participação dos grupos de pesquisas que se encontram na região que, em geral, tem dificuldade de deslocar-se para o Sul e o Sudeste do País, onde, historicamente, o evento foi realizado”, afirma. Assim, contando com a presença de cerca de 600 participantes, a expectativa para o 6º GRUPECI “é que este seja um espaço de produção de conhecimento sobre a criança e as infâncias vividas por elas nas diferentes regiões do País”, conta a coordenadora.

Mais informações por meio dos números (91) 3246.0734/3246.7603, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo site.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página