Página inicial > Ultimas Notícias > Avanços tecnológicos na Amazônia serão debatidos na I Semana Acadêmica de Engenharia de Materiais

• Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2018, 15h12

SemAcadDeEngDeMateriais2018

Tendo como temática os desafios e os avanços tecnológicos na Amazônia, a Faculdade de Engenharia de Materiais (FEMat/UFPA) vai promover, de 16 a 18 de maio, no Campus Ananindeua, a primeira Semana Acadêmica. Os trabalhos científicos para apresentação no evento podem ser submetidos até o dia 7 de maio.

A I Semana Acadêmica de Engenharia de Materiais (I SAEM), com o tema “Engenharia de Materiais na Amazônia: Desafios e avanços tecnológicos” tem como objetivo inserir os estudantes no contexto atual da Engenharia de Materiais, além de promover a troca de experiências entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área.

O coordenador executivo do evento, professor Alisson Rios, explica que a SAEM é voltada para os estudantes e profissionais de Engenharia de Materiais, entretanto outras áreas da Tecnologia e Engenharias também são contempladas, por meio de apresentação de trabalhos, palestras, minicursos e mesas-redondas, nas diversas áreas de abrangência do curso.

“A I SAEM tem grande importância no desenvolvimento das Engenharias na região amazônica, pois traz como tema deste ano “Engenharia de Materiais na Amazônia: desafios e avanços tecnológicos”. O evento traz o desenvolvimento das Engenharias para a região metropolitana de Belém, que muito necessita da formação de profissionais com visão tecnológica inovadora e sustentável”, completa o professor.

Programação – Como parte da programação do primeiro dia de evento, 16 de maio, serão realizadas as palestras “Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil”, com o professor Rômulo Angélica; e “Blindagem balística”, com o professor  Sérgio Neves (IME); e a mesa-redonda “A Engenharia de Materiais na Amazônia: desafios e novas  tecnologias”.

No dia 17 de maio, ocorrem a mesa-redonda “Materiais e Novas Tecnologias”; as palestras “Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM”, com o professor Sérgio Neves, e “Atuação do Engenheiro de Materiais na Indústria”, com a mestre Thais Caldas (Sinobrás); apresentações de pôster e apresentações orais.

No último dia, 18 de maio, são promovidos os minicursos “Solidificação Unidirecional em Metais e Ligas”, por Laércio Gouvêa Gomes, do IFPA; “Controle da qualidade na Cerâmica Vermelha”, por Humberto Macias, do SENAI; e “Materiais Poliméricos”, por Duclerc Fernandes Parra, do CNEN; seguido da Mesa de Encerramento.

Inscrições – A I SAEM é direcionada aos estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da área de tecnologia e das engenharias. Os participantes receberão certificado de presença no evento, além de certificados específicos de participação em minicursos, com carga horária.

As inscrições devem ser feitas no Campus Ananindeua, no período de 2 a 9 de maio, das 8h às 18h, de acordo com o site do evento. A submissão de trabalhos ocorre até o dia 7 de maio, seguindo as instruções disponíveis no link.

Serviços:
I Semana Acadêmica de Engenharia de Materiais
Data: 16 a 18 de maio de 2018
Local: Auditório do Centro Nacional de Primatas - Instituto Evandro Chagas, UFPA Campus Ananindeua
Hora: início às 8h30

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA