Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para a II Semana Nacional de Arquivos que ocorre no Campus de Bragança
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para a II Semana Nacional de Arquivos que ocorre no Campus de Bragança

  • Publicado: Quarta, 02 de Maio de 2018, 16h26

Banner Pagina UFPA

A UFPA Campus de Bragança, por meio da Faculdade de História (FAHIST), do Laboratório de História e Patrimônio Cultural na Amazônia (LABHIST), do Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão (GEIPAM) e do Projeto Preservação documental e organização do acervo do Fórum de Bragança (PRODOC), promove a II Semana Nacional de Arquivos na cidade de Bragança, entre os dias 6 e 8 de junho de 2018.

A II Semana Nacional de Arquivos integra a programação nacional e converte-se em uma rede de eventos da qual as diversas instituições arquivísticas do País participam inscrevendo suas programações locais. O evento nacional é organizado pelo Arquivo Nacional, com a Fundação Casa de Rui Barbosa, e terá diversas ações pelo Brasil, no período de 4 a 9 de junho.

Em sua segunda edição, com o tema "História, Memória, Patrimônio e Arquivos em Bragança-PA", a Semana Nacional de Arquivos visa reunir estudantes da graduação e da pós-graduação, pesquisadores, professores da Educação Básica, instituições parceiras, o povo Tenetehar-Tembé e as comunidades locais, inclusive as quilombolas, a fim de dialogar sobre a importância dos acervos, investigar as memórias e as identidades sociais que permeiam diferentes perspectivas históricas e questionar o papel do historiador no processo de análise, sistematização e manutenção deste patrimônio cultural em níveis local, regional e nacional.

O evento pretende, também, socializar os resultados das pesquisas desenvolvidas pela Faculdade de História da UFPA/Campus de Bragança e, em especial, os do Projeto "Preservação documental e organização do acervo do Fórum de Bragança" (ProDoc). Também será lançada a cartilha “Saberes e Patrimônio na Amazônia”, resultante das atividades de Estágio Supervisionado dos discentes da Graduação em História, fruto das pesquisas em comunidades indígenas e tradicionais, bem como com o acervo histórico do Fórum de Bragança.

Durante a semana, as instituições que trabalham com arquivos têm a oportunidade de compartilhar diferentes experiências suscitadas de seus acervos arquivísticos, dando-lhes visibilidade e fomentando a sua inserção na sociedade. A programação do evento inclui conferências, mesas-redondas, palestras, rodas de conversa com a comunidade, exposições, oficinas, sessões de comunicações orais etc.

Inscrições – Direcionadas aos estudantes da graduação e da pós-graduação de universidades públicas e privadas, pesquisadores, professores da Educação Básica, servidores de instituições arquivísticas e à comunidade em geral, as inscrições para a II Semana Nacional de Arquivos: História, Memória, Patrimônio e Arquivos em Bragança-PA ocorrerão por via eletrônica, de acordo com o link, tanto para o envio de dados quanto para o pagamento, bem como para baixar o modelo de resumo para as sessões coordenadas. 

Ocorrerão, também, presencialmente, no Laboratório de História e Patrimônio Cultural na Amazônia (LABHIST), situado na UFPA/Campus de Bragança (prédio administrativo, 1° andar, sala 05), de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições como ouvinte vão até o dia 5 de junho por via eletrônica, sendo que no dia 6 de junho poderá ser feita presencialmente. As com oficina ocorrem até o preenchimento de todas as vagas (25 para cada oficina). As com apresentação de comunicação oral ocorrem até o dia 11 de maio.

Os interessados em apresentar trabalhos deverão submeter, ainda, seus respectivos resumos, direcionados para as sessões coordenadas especificadas na página do evento, tendo como prazo final para submissão o dia 11 de maio. O modelo de resumo deve ser baixado desta página, preenchido e enviado para o e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Programação – No primeiro dia de evento, 6 de junho, ocorre a apresentação de cantos e danças Tenetehar-Tembé; a mesa de abertura “Acervos históricos e patrimônio: desafios e perspectivas”; a mesa-redonda “Histórias e memórias indígenas na Amazônia”; o lançamento e a exposição da Cartilha Pedagógica "Saberes e Patrimônio na/da Amazônia" (Estágio Supervisionado IV), pelo Cacique Edinlado Tembé, pela líder comunitária Maria Odalice de Jesus (Vila Que-Era) e discentes da turma de História 2014; e a Conferência de Abertura, com a doutora Ana Flávia Magalhães Pinto (Unb).

No dia 7 serão realizadas as Sessões Coordenadas de “Arquivos do Poder Judiciário”, “História indígena em acervos”, “Fontes cartoriais e periódicas” e “Saúde e acervos históricos”; a palestra “História, memória e arquivo”; a roda de conversa "Violências feminina e infantil"; a exposição documental "Violências feminina e infantil" (Arquivos do Fórum de Bragança e do SPI), por membros discentes do GEIPAM; a palestra “Conhecendo o processo judicial”; e a mesa-redonda “Instituições, Arquivos e Patrimônio Cultural na Amazônia”.

O encerramento, no dia 8, será marcado pelas oficinas “Pesquisa e análise de periódicos em arquivos digitais”, “Práticas de conservação preventiva” e “Arquivos e educação patrimonial”; o segundo dia de sessões coordenadas; a Conferência de Encerramento, com o doutor Luiz Augusto Leal (FACHTO/UFPA); e a Programação Cultural, com a Marujada de Bragança-PA; venda de comidas típicas e voz e violão.

Os certificados serão emitidos pelo Laboratório de História e Patrimônio Cultural na Amazônia (LABHIST), com carga horária total de 30h. Os inscritos nas oficinas e para apresentação de trabalhos nas sessões coordenadas receberão ainda a respectiva certificação de participação.

Edição anterior - A  I Semana Nacional de Arquivos em Bragança ocorreu entre os dias 7 e 8 de junho de 2017. Foi realizada no Fórum da Comarca de Bragança e na UFPA/Campus de Bragança, tendo como tema "Arquivo do Poder Judiciário/Fórum de Bragança e Arquivo da Fundação Nacional do Índio (Funai)". 

Esta primeira edição buscou dar visibilidade às atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão "Preservação documental e organização do acervo do Fórum de Bragança", coordenado pela professora Magda Nazaré Pereira da Costa, e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão (GEIPAM), coordenado pela professora Vanderlúcia da Silva Ponte, ambos vinculados ao Laboratório de História.

Foram assinados os convênios entre a UFPA/Campus de Bragança e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), para a manutenção da documentação judiciária do Arquivo Histórico do Fórum de Bragança, e entre a UFPA/Campus de Bragança e a FUNAI, para a catalogação dos documentos do Serviço de Proteção aos Índios (SPI).

Na mesma ocasião, foi lançado o documentário Les Tembé, citoyens brésiliens de la forêt (Os Tembé, cidadãos brasileiros da floresta), produzido pela Rataf Association (França), em parceria com a UFPA/Campus de Bragança, que retratou aspectos da vida cotidiana dos Tenetehar-Tembé, povo indígena que habita as margens dos rios Guamá e Gurupi. O documentário foi prestigiado pela comunidade acadêmica e pelos Tenetehar-Tembé, protagonistas tanto da produção audiovisual quanto de outros eventos organizados pela Faculdade de História.

Serviço:
II Semana Nacional de Arquivos: História, Memória, Patrimônio e Arquivos em Bragança-PA
Data: 6 a 8 de junho de 2018
Local: UFPA/Campus Universitário de Bragança
Hora: 9h às 20h
Maiores informações no site do evento.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página