Página inicial > Ultimas Notícias > Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária encerra programação

Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária encerra programação

• Publicado: Quinta, 03 de Maio de 2018, 10h39

Reforma agrária2

Com o objetivo de fortalecer a memória das lutas e resistências camponesas no Brasil,  a III JURA: Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária será encerrada nesta sexta-feira, 4 de maio. A ação, que ocorre em diversas Instituições de Ensino Superior do Estado desde o dia 25 de abril, terminará com uma programação especial na UFPA. A participação é gratuita e a programação pode ser conferida aqui. O evento é voltado para docentes, estudantes, servidores das universidades, lideranças de movimentos, de organizações sociais e sindicais do campo e da cidade e também de organizações públicas e não governamentais, como também para qualquer pessoa interessada na temática da ação.

O professor Salomão Hage, um dos integrantes da coordenação da JURA 2018, explica que a jornada é uma ação em que os movimentos sociais camponeses ocupam as universidades públicas do Brasil. “Este espaço tem sido disputado pelos povos e pelas comunidades tradicionais e camponesas para contribuir com o reconhecimento da importância das lutas pela reforma agrária como estratégia para fortalecer um projeto anticapitalista de sociedade”, afirma o professor.

Campanha Nacional - Durante as JURAs, serão arrecadados livros para serem entregues às crianças durante o I Encontro Nacional das Crianças sem Terrinha, que será em Brasília, entre 21 e 24 de maio. Haverá um posto de coleta no local de cada programação. O encontro pretende reunir 1000 participantes e a meta da campanha é entregar quatro livros para cada criança, devendo conseguir arrecadar 4000 livros.

Importância da ação - As JURAs são realizadas durante o mês de abril, quando ocorreu o massacre de Eldorado de Carajás, em 1996, como parte das atividades de luta que integram o "Abril Vermelho", protagonizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O professor Salomão Hage aponta que as ações buscam chamar atenção para os acontecimentos no campo, como: massacres, chacinas e morte de camponeses e lideranças de povos tradicionais; criminalização dos movimentos sociais e extermínio de defensores de direitos humanos; depredação da natureza com aumento do desmatamento e uso abusivo de insumos químicos e agrotóxicos; além da expulsão dos povos do campo de seus territórios.

“A jornada também é importante para celebrar a vida, a resistência e as conquistas das lutas camponesas e dos povos tradicionais no Brasil, que, por meio de suas práticas de trabalho e culturais, alimentam a população brasileira, material e simbolicamente, fortalecendo os processos de construção de uma sociedade igualitária, que valoriza as diferenças e defende a natureza e os seres humanos contra as investidas dos processos de mercantilização da vida e da sociedade”, declara o professor.

Resultados - As edições da JURA vêm contribuindo para levantar o diálogo sobre as questões relacionadas aos movimentos camponeses, seu reconhecimento social e sua inserção no meio acadêmico. Como resultado, as ações têm ganhado mais espaço e continuam a ocorrer.

“As universidades públicas se sensibilizam cada vez mais para acolher os povos e as comunidades tradicionais e camponesas em seus cursos, eventos, estudos e projetos e, ao mesmo tempo, têm incorporado suas demandas e seus saberes com referência para a democratização da educação superior”, conclui o professor Salomão Hage.

Texto: Matheus Luz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google