Página inicial > Ultimas Notícias > Equipe da Proplan recebe orientações de cuidado com a saúde e prevenção de doenças

• Publicado: Quinta, 03 de Maio de 2018, 16h42

circuito saúde1

A equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) recebe o Circuito da Saúde. A ação, promovida nesta quarta-feira, 2 de maio, foi ofertada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep),  por meio da equipe multiprofissional da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador, após demanda da Proplan. Na ocasião, foram prestadas informações sobre assuntos relevantes à saúde do servidor, como ergonomia, nutrição, pressão arterial, índice glicémico e cuidados vocais.

Formada por técnicos de segurança do trabalho, fonoaudióloga, enfermeira e uma nutricionista, a equipe multiprofissional fez atendimentos individualizados com os servidores, que puderam tirar suas dúvidas e tratar de temas pertinentes a sua saúde e a hábitos de vida de forma particularizada, durante uma pausa do seu expediente de trabalho.

circuito saúde3A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Raquel Borges, explica que, ao demandar a ação, teve como intuito oportunizar aos servidores um momento de valorização e cuidado. “Dentro do PDI, temos o objetivo estratégico de valorização do servidor, e as ações de qualidade de vida colaboram com isso. Demandamos a ação pensando em como oportunizar aos servidores um momentos de orientação sobre os cuidados com a saúde em geral, pois entendemos a importância que isso tem para o desenvolvimento, afinal, quando o servidor está bem de saúde, consequentemente ele fica mais disposto e pronto para desenvolver suas atividades com satisfação e eficiência.”

Para Raquel, “fazer essa pausa para receber a orientação dos profissionais de saúde é algo que serve para agregar. Às vezes, achamos que não temos tempo, mas, quando ficamos doentes e precisamos de fato nos afastar, ir ao médico, repousar e tomar remédios, percebemos que a prevenção pouparia tudo isso e é sempre o melhor”, completou.

O servidor Rômulo Robledo se diz satisfeito com a iniciativa e garante que vai aplicar em seu dia a dia as orientações recebidas. “As orientações que foram dadas vão ajudar, pois eu, por exemplo, trabalho com TI e fico o dia inteiro sentado em frente ao computador e, hoje, fiquei sabendo que é importante que a cada uma hora eu possa levantar um pouco e fazer um alongamento. Essa ação preventiva é muito válida, uma vez que é preferível a gente antecipar os cuidados para evitar problemas futuros”, assegurou o servidor.

circuito saúde2Percepção igualmente positiva teve a servidora Luciana Cardias. “Ter essas informações aqui mesmo no local de trabalho é uma ótima oportunidade, assim fica muito mais fácil e cômodo. Costumamos adiar bastante a busca por orientações e cuidados e, quando a equipe vem até o local de trabalho com todas essas informações e profissionais qualificados, isso possibilita maior adesão, dá um estalo para ficarmos mais atentos e cuidadosos com nossa saúde, procurando, inclusive, ajuda profissional fora daqui, caso seja necessário”, garantiu.

A diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira, ressalta que a “A Progep está sempre de portas abertas para, na medida do possível, atender às demandas das unidades da Universidade, mas é importante pontuar que o Circuito de Saúde já é uma prática realizada pela Pró-Reitoria, que será remodelada e retomada aos poucos, ao longo do ano de 2018, para levar informações de cuidados com a saúde e prevenção de doenças aos nossos servidores. Por isso as outras unidades da UFPA podem aguardar, brevemente, a visita da ação”, afirmou.

Texto e fotos: Assessoria Progep