Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Banco da Amazônia seleciona projetos de pesquisa e transferência tecnológica para apoio financeiro
Início do conteúdo da página

Banco da Amazônia seleciona projetos de pesquisa e transferência tecnológica para apoio financeiro

  • Publicado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 16h51

EDital Banco da Amazônia

O Banco da Amazônia está selecionando projetos para apoio financeiro até o dia 31 de maio. O Edital de Seleção Pública de Pesquisa – Edição 2018 irá auxiliar o desenvolvimento de pesquisas e transferência tecnológica, conduzidas por pesquisadores de instituições de ensino superior, ciência, tecnologia e inovação da Região Amazônica.

Além de custear projetos de pesquisa científica e tecnológica aplicada, nas áreas prioritárias, elencadas pelo Banco, o edital visa aumentar o conhecimento sobre a Região Amazônica e sobre o uso sustentável de sua biodiversidade, para melhor compreensão da biologia e das práticas de manejo dos recursos naturais renováveis.

Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de novas alternativas tecnológicas e econômicas, visando à valorização de produtos regionais, bem como o aproveitamento de recursos da biodiversidade, para ocupar novos nichos de mercado; e fomentar pesquisas que estimulem à implantação de agroindústrias e agrupamentos produtivos, em setores-chave para cada estado da Região Amazônica.

Proponente – Para solicitar o auxílio é necessário possuir o título de mestrado ou doutorado; ser pesquisador com vínculo empregatício com Instituição de ensino superior e/ou de pesquisa, sediadas na Amazônia Legal; coordenar uma única proposta, podendo participar como membro colaborador de outra; e apresentar apenas um projeto de pesquisa ao edital.

Entre os critérios para seleção estão a oportunidade e viabilidade do projeto, os benefícios que o projeto poderá trazer ao desenvolvimento regional, e a regularidade fiscal do proponente. O projeto pode ser apresentado por um pesquisador ou um grupo de pesquisadores.

Envio das propostas - As propostas deverão buscar soluções novas e criativas que contribuam para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social de: pesquisas voltadas para o desenvolvimento da agricultura/agronegócio; pesquisas voltadas para a restauração de ecossistemas ou vinculadas ao Programa Brasileiro de Agricultura de Baixo Carbono; pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de cidades sustentáveis na Amazônia; e/ou indústria avançada.

Além disso, as propostas precisam dar ênfase à capacitação de produtores e técnicos multiplicadores, cursos, treinamentos, visitas técnicas, para a disseminação das tecnologias geradas pelo projeto proposto; contemplar a elaboração de materiais didáticos a fim de facilitar sua disseminação; e prever estratégias e ações de comunicação voltadas à divulgação das ações do projeto, inclusive com inserção dos projetos já apoiados pelo Banco. Tais ações devem ser informadas à área de comunicação do Banco da Amazônia.

As propostas devem ser encaminhadas, mediante correspondência ao Banco da Amazônia - a Coordenadoria de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Estudos Econômicos (COSEC), Gerência Executiva de Planejamento (GPLAN) Avenida Presidente Vargas, 800, 16º andar, Belém-PA, CEP 66.017-000.

Resultado - O resultado final da seleção será divulgado no site do Banco da Amazônia e comunicado aos proponentes por e-mail, junto com orientação para firmar o contrato com a instituição a qual o pesquisador está vinculado.

O valor máximo para cada projeto será de R$100.000,00, cuja liberação especificada, não poderá ultrapassar na primeira parcela o valor de 40% do valor do projeto aprovado. São financiáveis despesas indispensáveis ao custeio do desenvolvimento da pesquisa, como as relacionadas a material de expediente, viagens, bolsas, consultorias, entre outras.

Os projetos a serem apoiados pelo Edital de Seleção Pública de Pesquisa deverão ter seu prazo máximo de execução estabelecido em 36 meses.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de maio; a análise das propostas inscritas acontece de 1 de junho a 5 de julho; e a divulgação do resultado será no dia 16 de julho de 2018.

Mais informações no edital.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google                                                                                        

registrado em:
Fim do conteúdo da página