Página inicial > Ultimas Notícias > Semana promove palestras gratuitas sobre educação financeira

Semana promove palestras gratuitas sobre educação financeira

• Publicado: Segunda, 14 de Maio de 2018, 15h12

banner digital parceiros

Com o objetivo de disseminar a educação financeira e previdenciária no Brasil, a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira começou nesta segunda-feira, 14 de maio, e segue até sábado, dia 20, com programação aberta ao público nos dias 15 e 16. O evento ocorre nos auditórios do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e do Banco Central do Brasil, com palestras voltadas a crianças, jovens, adultos e idosos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário on-line enquanto houver vagas.

A Semana Nacional de Educação Financeira é realizada desde 2014 pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) e reúne diversas ações no âmbito educacional, de forma gratuita, presencial e on-line, com intuito de contribuir para o fortalecimento da cidadania.

Em Belém, a responsabilidade do evento é do Grupo de Educação Financeira da Amazônia (Gefam), do Programa de Extensão em Educação Financeira, da Faculdade de Economia (Facecon/UFPA), em parceria com o Banco Central Brasil e a Comissão de Valores Mobiliário (CVM) como convidada no Estado.

Programação - O evento ocorre entre os dias 14 e 20 de maio, porém, somente dois dias da programação são abertos ao público em geral. No dia 15, a programação será realizada no auditório do IFCH/UFPA, com palestras a partir das 9h. Já no dia 16, a palestra terá início às 8h30, no auditório do Banco Central do Brasil.

A programação aberta pode ser acessada no link. Nos demais dias, o evento realizará ações privadas com entidades como escolas, o Projeto Uniterci, ONGs etc. Todas as palestras serão certificadas.

Importância - O vice-coordenador do Gefam, professor Alexandre Damasceno, explica a contribuição da educação financeira diante da atual situação econômica do País. “O ensinamento deste conhecimento desde cedo, ou seja, para as crianças, promove uma expectativa de mudança de ações não só do aspecto da sua relação com o dinheiro diretamente, mas também com ações que promovam um direcionamento sustentável do homem com a natureza, tirando a ideia de que a educação financeira seja só dinheiro ou então seja apenas Matemática Financeira, como é comum pensarmos”, afirma o professor.

Gefam - O Grupo de Educação Financeira da Amazônia tem origem em outubro de 2013, a partir da iniciativa promovida pela Conef, em uma das ações de divulgação com um dos membros do Comitê, o Banco Central do Brasil-Regional Norte.

Em 2014, o Gefam tem início como um projeto de extensão dentro da Faculdade de Economia, do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da UFPA. O grupo tem como princípio a divulgação da Educação Financeira com a promoção de ações para as comunidades interna e externa à universidade, como palestras, cursos e atendimentos.

Parceria - De acordo com o professor Alexandre Damasceno, a parceria do Gefam com o Banco Central do Brasil é uma iniciativa que pode expandir as ações dentro da Universidade. “Apesar de terem objetivos diferentes, conseguimos compartilhar um em comum e de âmbito relevante para toda a sociedade, ao mesmo tempo em que também estimula a UFPA com trabalhos e incentivos de outras parcerias para os demais cursos, além da Economia”, explica.

5ª Semana Nacional De Educação Financeira
Data: 15 e 16 de maio (Programação aberta)
Local: Auditório do IFCH (UFPA - Campus Básico) e Auditório do Banco Central do Brasil (Boulevard Castilhos França, 708, Campina)
Inscrições aqui.