Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Estudos e Pesquisa Eneida de Moraes promove debate sobre gênero e envelhecimento

• Publicado: Terça, 15 de Maio de 2018, 15h31

envelhecer

Criado com o objetivo de proporcionar uma reflexão acerca dos temas que sinalizam para a valorização dos Direitos Humanos,  o Grupo de Estudos e Pesquisa Eneida de Moraes (Gepem), por meio da linha de pesquisa “Gênero, Saúde e Violência”, promove mais uma atividade em continuação à programação do mês de maio. No próximo dia 24, das 14h às 17h, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), ocorre o debate “Envelhecimento: um marcador de gênero”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário on-line.

O debate será ministrado pela doutoranda em Psicologia Christiane Silva e pela mestre em Psicologia Eliana Carneiro. O objetivo é expor os resultados de estudos sobre o uso das tecnologias de informática e comunicação por idosos e também o uso de biotecnologias de estética.

“Marcadores de gênero são conceitos que permitem realizar uma reflexão interseccional do envelhecimento. Refletir sobre opressões que mulheres vivenciam e o seu envelhecimento requer fazer observações acerca da estética, do consumo e do envelhecimento do País. Além disso, analisar políticas públicas para manutenção dos idosos nos contextos sociais e de trabalho é fundamental”, afirma a coordenadora, Adelma Pimentel.

Gepem - O Grupo de Estudos e Pesquisa Eneida de Moraes foi criado em 1994, sob a liderança de pesquisadoras e associadas que refletem acerca dos temas que sinalizam para a valorização dos Direitos Humanos. É constituído por docentes, discentes, técnicos-administrativos, pesquisadores e profissionais da UFPA e de outras instituições públicas e privadas, por movimentos de mulheres interessados na temática mulher e gênero e pela coordenação colegiada exercida pelas professoras Maria Luzia Miranda Álvares (FACS/IFCH/UFPA) e Eunice Ferreira dos Santos (ICED/UFPA).

Seus objetivos são ampliar os intercâmbios entre o grupo e as instituições de ensino e pesquisa regionais, nacionais e internacionais, estimular a oferta de cursos e disciplinas que se relacionem à temática de gênero, nas faculdades e unidades acadêmicas da UFPA e de outras instituições, além de promover encontros e seminários visando à maior divulgação dos resultados de pesquisas e estudos realizados sobre a temática e subsidiar informações qualificadas das associações de mulheres da comunidade paraense, assessorando-as no encaminhamento de suas demandas sociais.

O grupo também possui a revista Gênero na Amazônia, uma publicação eletrônica semestral que fomenta debates sobre a mulher e as relações de gênero em diferentes manifestações e enfoques teórico-metodológicos. A revista recepciona artigos, resenhas bibliográficas, traduções, entrevistas, dossiês temáticos e outras manifestações intelectuais. Mais informações podem ser encontradas no site.

Debate: “Envelhecimento: um marcador de gênero”
Data: 24 de maio
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH (Campus Básico da UFPA)