Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > II Seminário de Literaturas Estrangeiras inicia-se nesta quinta-feira, 17
Início do conteúdo da página

II Seminário de Literaturas Estrangeiras inicia-se nesta quinta-feira, 17

  • Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 15h25

CARTAZ II Seminário Lit

A fim de dar visibilidade às pesquisas realizadas pelos docentes da área de literaturas estrangeiras, os Núcleos de Estudos em Literatura e Filosofia (NELIF) e Estudos em Literaturas e Artes Anglófonas (NELAA), ambos da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FaLEM) da UFPA, vão realizar, nos dias 17 e 18 de maio, a segunda edição do Seminário de Literaturas Estrangeiras, no Auditório Paulo Mendes, do ILC.

II Seminário de Literaturas Estrangeiras, seguindo com a proposta do I Seminário, ocorrido em outubro do ano passado, abordará as  literaturas estrangeiras (incluindo as de língua portuguesa de outros países) em sua heterogeneidade, seus diálogos e fronteiras, sob diferentes abordagens e perspectivas.

Segundo a coordenadora do NELIF, professora Cláudia Grijó Vilarouca, o II Seminário se faz importante por criar um espaço para diálogo e trocas, dar visibilidade às pesquisas realizadas pelos docentes especialistas em literatura estrangeira e propiciar uma ocasião para futuras parcerias institucionais. 

“O objetivo central é aproximar os estudantes de graduação, de pós-graduação, interessados de outras áreas e da comunidade externa à universidade dos modos de pensar as literaturas estrangeiras com base em pesquisas desenvolvidas por docentes da UFPA e de outras instituições federais”, completa. 

O evento é organizado pelo Grupo de pesquisa NELIF, coordenado pela professora Cláudia Grijó Vilarouca (Letras/Francês - FaLEM) e por um dos coordenadores do NELAA, o professor Otávio Guimarães Tavares (Letras/Inglês - FaLEM). 

Programação – Direcionado a toda  a comunidade acadêmica e público em geral, interessados na temática, não há inscrição prévia para o seminário, basta comparecer e prestigiar. O evento é inteiramente gratuito.

No primeiro dia de seminário, 17 de maio, ocorrem, durante a manhã, a palestra “A pesquisa sobre literatura estrangeira no Brasil”, com o professor Walter Carlos Costa (UFC/UFSC); a mesa-redonda 1 “A estrangeiridade da literatura e a tradução”, com Simone Homem de Mello (diretora da Casa Guilherme de Almeida - SP); “A prática de uma ‘língua menor’ no portunhol selvagem de Douglas Diegues”, com Izabela Leal (UFPA); e “Eliot Weinberg – Algo elemental e o ensaio contemporâneo”, com Mayara Ribeiro Guimaraes (UFPA).

Na tarde do dia 17, ocorre a Mesa 2 “Da informação estética na literatura em prosa: o caso de O estrangeiro, de Albert Camus”, com Gilles Abes (UFSC), e “Exílio às avessas: Crusoé em Perse, Bishop e Drummond”, com Simone Homem de Mello; e a Mesa 3 “Tradução poética e crítica textual na lírica grega antiga”, com Rafael Brunhara (UFRGS); e “Teatro grego antigo: literatura e filosofia”, com Jovelina Ramos (Filosofia/UFPA).

No dia 18 de maio, será realizada a conferência de encerramento “O Princípio de pluralidade na poesia brasileira contemporânea: o caso da revista Inimigo Rumor”, ministrada por Marcos Siscar (Unicamp). A vinda dos convidados de outras instituições, bem como a logística do evento apenas foram possíveis com o apoio do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Propesp (graças ao edital PAEV), da PPGL e da FaLEM.

II Seminário de Literaturas Estrangeiras ocorrerá nesta quinta-feira, dia 17 de maio, das 9h às 12h30 e das 15h às 18h; na sexta-feira, das 10h às 12h. Todas as conferências e as mesas-redondas ocorrerão no Auditório Paulo Mendes, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da UFPA, no Campus Guamá, em Belém.

Serviço:
II Seminário de Literaturas Estrangeiras
Data: 17 e 18 de maio de 2018
Local: Auditório Paulo Mendes - ILC/UFPA, Campus Guamá, Belém
Hora: início às 9h, na quinta-feira; às 10h, na sexta-feira.
Programação completa aqui.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página