Página inicial > Ultimas Notícias > Produtora cultural de estudantes de Comunicação da UFPA faz campanha para a “Marcha contra a LGBTIfobia”

• Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2018, 15h45

LGBTIFOBIA ASCOM 23

A produtora cultural “Na Cuia”, formada por estudantes de Comunicação da UFPA, participa, em parceria com o Movimento LGBT do Pará, da produção da campanha de divulgação da “Marcha Contra a LGBTIfobia”, que ocorerá nesta quinta-feira, dia 17 de maio, em Belém.

A campanha, intitulada “Diversidade é luta”, teve início na semana que antecede o evento, com vídeos e publicações nas redes sociais, além da produção de um fanzine on-line que também será distribuído no dia do evento. A campanha pode ser acompanhada pelas páginas da produtora no Facebook e no Instagram.

Parceria - A busca pelo respeito à diversidade e a luta contra a LGBTIfobia são manifestações que buscam promover a igualdade e, neste sentido, a parceria entre a Na Cuia e o Movimento LGBT do Pará permite ampliar o alcance das lutas do movimento, além de proporcionar novas discussões na sociedade.

“Nós acreditamos e enxergamos a cultura como política, um eixo transversal que perpassa diversas outras políticas públicas, como educação e segurança pública. É muito importante, para nós, termos a capacidade de chegar a diversos lugares com conteúdos culturais e também políticos, que atuam transformando realidades”, explica o sócio diretor da Na Cuia, Paulo Sérgio Rodrigues.

Paulo Sérgio aponta a questão da invisibilidade, muitas vezes presente no discurso acerca do movimento LGBT, como uma motivação para a realização da parceria que visa, além de fortalecer a comunicação da marcha, trazer mais visibilidade às questões do movimento.

Para Rafael Ventimiglia, coordenador de Políticas Públicas para Bissexuais do Movimento LGBT do Pará, a parceria é importante por aproximar a Academia do movimento e, assim, adquirir mais conhecimentos que possam melhorar as suas estratégias e ações, a fim de atingir, efetivamente, o seu público-alvo, que é a população LGBT.

“Pela primeira vez, profissionais da área da comunicação pensaram, desenvolveram e executaram um projeto voltado para uma das nossas atividades. Ainda nos falta muito conhecimento técnico sobre como atingir nosso público de interesse, e a parceria foi muito importante para trazer esse conhecimento para nós e, com certeza, contribuiu com o nosso evento”, ressalta Rafael Ventimiglia.

A Marcha contra a LGBTIfobia ocorre nesta quinta-feira, dia 17 de maio, com saída da Escadinha da Estação das Docas às 9h.

Conhecendo a Na Cuia - A produtora cultural realiza atividades desde 2015 e é formada por alunos de Comunicação da UFPA (Jornalismo e Publicidade). Inicialmente como revista on-line, já com 14 edições publicadas, a Na Cuia aborda temas de interesse público, principalmente voltados para a área cultural e, geralmente, não recebem grande atenção pela mídia.

Com o objetivo de atingir novos públicos, em 2017, a Na Cuia expandiu suas atividades para além da revista para, assim, compartilhar mais cultura, conhecimento e histórias voltadas para o social e os direitos humanos, com novos produtos e narrativas cada vez mais diversificadas.

Participação no SaferLab - Este ano, a Na Cuia foi selecionada no processo seletivo do SaferLab, um laboratório de ideias que incentiva jovens na criação de projetos e conteúdos para promover o diálogo e o respeito à diversidade. A iniciativa surgiu da parceria entre a SaferNet Brasil, o Google e a Unifec, para a promoção do protagonismo de jovens no desenvolvimento de projetos e conteúdos que ajudem a promover o diálogo e o respeito à diversidade na internet.

A produtora está na primeira etapa do laboratório e já desenvolveu trabalhos como o #PapoNaCuia, um produto audiovisual produzido para o terceiro desafio, o qual traz convidados para discutir cultura e direitos humanos, além da atual campanha de divulgação da “Marcha contra a LGBTIfobia”, que está sendo realizada para o último desafio dessa etapa

Marcha contra a LGBTIfobia
Data: 17 de maio de 2018
Local: Saída na Escadinha da Estação das Docas