Página inicial > Ultimas Notícias > Domingo tem Cabaré Clow no Teatro Universitário Cláudio Barradas

Domingo tem Cabaré Clow no Teatro Universitário Cláudio Barradas

• Publicado: Sexta, 18 de Maio de 2018, 15h05

O Clown Nosso de Cada Dia 1

Neste domingo, 20 de maio, o Teatro Universitário Cláudio Barradas recebe, em única apresentação, o espetáculo “O cabaré Clow”, às 11h. A promoção é da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de pesquisa O Clown Nosso de Cada Dia. O espetáculo "O Cabaré Clown"  é coordenado pelo professor doutor Marton Maués. A apresentação tem como objetivo angariar fundos para a manutenção do grupo.

Convidado para participar do V Festival de Circo de Taquaruçu, cidade do Estado de Tocantins, que ocorre do dia 28 de maio a 2 de junho, o Grupo de pesquisa O Clown Nosso de Cada Dia viajará com 25 palhaços no dia 27 deste mês, para realizar trocas, comunicações de pesquisas, apresentações e vivências na arte circense e da palhaçaria.

Palhaçaria e habilidades circenses - Prática usual entre os palhaços, o cabaré reúne um conjunto de números, cenas de palhaçaria e habilidades circenses, dinâmicos e animados, com o objetivo de alegrar e divertir o público. Antes das apresentações das cenas, um grupo de palhaços estará recepcionando o público, com canções e brincadeiras. Será, sem dúvida, uma animada manhã de domingo para toda a família.

O Clown Nosso de Cada Dia 2O grupo de pesquisa realiza há três anos, sempre no mês de dezembro, um Seminário de Palhaços, reunindo artistas e pesquisadores locais de outros Estados, contando sempre com convidados especiais, artistas e pesquisadores renomados. Ano passado, o grupo realizou, também, dentro do seminário, o I Encontro de Palhaças de Belém, movimento de palhaçaria feminina que vem crescendo bastante na cidade. As palhaças vêm se reunindo periodicamente em um coletivo chamado Preciosas Ridículas, já preparando o segundo encontro.

Para o coordenador do projeto, Marton Maués, “a participação no encontro é importante por possibilitar um grande espaço de trocas e estabelecimento de redes de pesquisadores artistas do Brasil e de outros países”. Importante, também, “para podermos mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo aqui, na Amazônia, criando uma palhaçaria que mistura a linguagem do palhaço a elementos dos folguedos populares da região.”

Espetáculo "O Cabaré Clown"
Data: 20 de maio, às 11 horas
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas - Rua Jerônimo Pimentel, 54 esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, Bairro Umarizal - Belém/PA.
Ingressos: 10,00 (dez reais), vendas antecipadas pelo número 988277338

Texto: Ana Maria Castro - Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA