Página inicial > Ultimas Notícias > Professor de estudos antrópicos é o primeiro docente da UFPA a integrar o centro “Ciéra” do Canadá

• Publicado: Sábado, 19 de Maio de 2018, 15h09

Jose Guilherme

O professor doutor José Guilherme Fernandes, docente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), do Campus de Castanhal, tornou-se o primeiro professor da UFPA a ser membro associado do Centre Interuniversitaire d’Études et de RecherchesAutochtones (Ciéra),  vinculado ao Polo de Montreal (Canadá).

O Centro é responsável por estudos e pesquisas em colaboração com comunidades e povos tradicionais e indígenas, além de estabelecer parcerias com universidades em todo o mundo, em perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar, com o objetivo de favorecer a plena participação destes povos e comunidades na vida social, econômica e política da sociedade civil.

Com a filiação, o professor José Guilherme poderá propor projetos de conferência, comunicação e publicação, conforme os eixos de pesquisa do Ciéra: “Cultura e História”; “Comunidades, Condições de Vida e Desenvolvimento de Recursos”; “Estatuto Jurídico e Político” e “Língua e Transmissão de Saberes”. Além disso, o PPGEAA poderá indicar seus alunos como membros estudantes do Centro.

Internacionalização - Para além dessas possibilidades de parcerias, a vinculação do docente é mais um passo para a internacionalização das ações do PPGEAA. O professor também poderá ser coorientador de projetos de pesquisa e de estudantes de graduação nas universidades vinculadas ao Ciéra.

Ciéra – O Centro é uma entidade civil, reconhecida, desde 2017, como grupo estratégico de pesquisa pelo Fundo de Pesquisa Sociedade e Cultura do Quebec (FRQSC). Congrega as seguintes universidades canadenses: Universidade de Laval; Universidade do Quebec, em Montreal; Universidade do Quebec, em Ottawa; Universidade do Quebec, em Abitibi-Témiscamingue; e Universidade de Montreal.

Mais informações, acesse aqui.

Texto e  foto: Divulgação PPGEAA