Página inicial > Ultimas Notícias > Fórum de alfabetização debate prática da leitura e da escrita

Fórum de alfabetização debate prática da leitura e da escrita

• Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 14h43

FALE 2018 Menina bonita

A segunda edição do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita de Belém (FALE Flor do Grão Pará) já tem data marcada. Será no próximo dia 28 de maio, segunda-feira, com o tema "Menina bonita do laço de fita: qual é o segredo da prática da leitura e da escrita". O evento é realizado pelo Laboratório Sertão das Águas (Lasea), do Instituto de Educação Científica e Matemática (IEMCI). A programação gratuita ocorre no Auditório José Vicente Miranda Filho, no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), e terá certificação. As inscrições podem ser feitas pelo site do Lasea.

O objetivo do evento é promover um diálogo entre professores da escola básica e da Universidade  para discutir um novo processo de formação dos alunos. “Defendemos a sala de aula como espaço privilegiado para a criação e a atualização de saberes e conhecimentos pedagógicos e a construção de uma alfabetização como possibilidade de ser, estar e experimentar o mundo de outro modo”, diz a coordenadora do Fórum, professora Elizabeth Orofino Lucio.

Participarão do evento as professoras Ludmila Thomé de Andrade, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Ana Karina Lopes de Sousa Carneiro, professora da rede pública do município de Belém. “Elas  socializarão ações vividas e refletidas em um espaço de formação docente instituinte, reafirmando a escola em sua potência”, reitera a professora Elizabeth.

A coordenadora fala, ainda, que a primeira edição do evento, realizada em março, foi bem-sucedida e contou com mais de mil participantes. “Tivemos participantes da capital, do interior e das ilhas que vieram debater alfabetização e consolidar a universidade como espaço de formação permanente”, afirma.

Tema - Segundo a professora Elizabeth, o tema do evento é originado das narrativas de práticas dos alunos que participam. “Uma das docentes desenvolverá seu trabalho com a temática da alfabetização usando o livro de literatura infantil Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, e a outra docente trabalhará princípios para uma alfabetização discursiva. Unindo-se as duas abordagens, origina-se o título”, explica.

2º Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita de Belém (FALE Flor do Grão Pará)
Horário: 13h às 18h
Local: Auditório José Vicente Miranda Filho, no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ)
Inscrições podem ser feitas por meio do site do evento