Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Tela Crítica exibe o filme “Fome”, do dinamarquês Henning Carlsen

Projeto Tela Crítica exibe o filme “Fome”, do dinamarquês Henning Carlsen

• Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 15h04

Fome 2

Reproduzido na Universidade Federal do Pará desde 2012, o Projeto pedagógico Tela Crítica busca, por meio de análises fílmicas, leva ao público discussões de cunho sociológico sobre o mundo do trabalho. E nesta quinta-feira, 24 de maio,  o projeto exibe o filme “Fome”, de Henning Carlsen. A programação ocorre na sala Multiuso do Centro de Eventos Benedito Nunes, às 14h, e terá certificação.

Importância e proposta – Segundo João Noronha, bolsista do projeto, por ser voltado à comunidade, o Tela Critica UFPA visa trazer a sociologia e seus conhecimentos de forma mais acessível para os participantes. “O objetivo do projeto é causar uma discussão com seus participantes, com o intuito de desenvolver consciência crítica, desnaturalizada e estranhada das questões sociais”, afirma João.

Escolha – “O filme trata da luta de um escritor arrogante, que não consegue dinheiro com suas obras literárias. Orgulhoso, o personagem chega a passar fome. O filme foi escolhido por tratar da temática principal do Tela Crítica na UFPA: o mundo do trabalho. O desemprego não só gera fome, mas também ataca as questões psicológicas do sujeito e o faz pensar sobre sua vida e seu trabalho”, comenta o bolsista.

Compromisso – De acordo com a linha do projeto, o cinema é a maior expressão da vida moderna. Somente uma analise dialética, materialista e histórica, comprometida com a crítica social, é capaz de vislumbrar a riqueza das múltiplas determinações que compõem a narrativa fílmica da grande obra. Dessa visão, surge o compromisso do Tela Crítica com a crítica social.

O filme – “Fome” é um drama de 1966 realizado em conjunto com Dinamarca, Noruega e Suécia. Com a direção de Henning Carlsen, conta a história de Pontus (Per Oscarsson), um jovem escritor que tenta sobreviver de seu trabalho na gélida cidade da Christiânia, especialmente conseguir dinheiro para comer.

Texto: André Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google