Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Roteiro Geo-Turístico percorre trajeto de paisagens da Belle Époque

Projeto Roteiro Geo-Turístico percorre trajeto de paisagens da Belle Époque

• Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 15h09

Belle Epoque3

Neste sábado, dia 26 de maio, o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo, vinculado à Faculdade de Geografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGeoTur) da UFPA, realizará mais um Roteiro Geo-Turístico, com o tema “Percorrendo e revelando paisagens da Belle Époque na cidade de Belém do Pará”, coordenado pela professora Maria Goretti da Costa Tavares. O passeio é gratuito e aberto para todos os públicos. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de inscrição.

O roteiro deste sábado terá saída na Praça das Sereias (em frente ao Cinema Olympia), às 8h30. O percurso passa por pontos importantes da cidade que remetem à Belle Époque, como o próprio Cinema Olympia e a Praça das Sereias, os coretos e a Praça da República, o Theatro da Paz, o IEP, a Presidente Vargas, a Avenida Nazaré, o Palacete Bolonha, a Avenida Governador Jose Malcher, o Grande Hotel, a Rua Santo Antônio, o Paris N´América, a Praça dos Estivadores e termina no Point do Açaí.

Projeto - O Roteiro Geo-turístico foi um dos vencedores do prêmio nacional do IPHAN, 29º Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, e já existe desde o ano de 2011. O projeto tem como objetivo implementar ações voltadas para as práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial, que propiciem o resgate da memória socioespacial da cidade de Belém.

O projeto também ocorre fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores. Em Cametá, é coordenado pelo professor José Carlos Cordovil, da Faculdade de Geografia da UFPA; e na vila de Icoaraci, coordenado pelos professores da Escola Municipal Bosque Eidorfe Moreira, Agnaldo Rabelo e Ricardo Torres. As experiências contam com a participação de alunos do ensino médio e da graduação. A iniciativa já ocorreu em anos anteriores nas cidades de Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.

Recomendações - A organização do projeto recomenda o uso de roupas leves, tênis, boné e protetor solar. O roteiro será realizado mesmo com chuva, então é necessário levar guarda-chuva ou capa de chuva. O percurso é a pé, não entra nos prédios e termina por volta do meio-dia.

Roteiro Geo-Turístico “Percorrendo e revelando paisagens da Belle Époque na cidade de Belém do Pará”
Data: 26/05/2018
Local de saída: Praça das Sereias, Av. Pres. Vargas.
Inscrições aqui.

Texto: Nayana Batista - Assessoria de Comunicação da UFPA