Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro de desenvolvedores valoriza a produção de jogos no Estado

Encontro de desenvolvedores valoriza a produção de jogos no Estado

• Publicado: Quinta, 24 de Maio de 2018, 14h09

edg 6

Divulgar e compartilhar informações sobre a comunidade de jogos no Pará é o objetivo do 6º Encontro de Desenvolvedores de Games (E.D.G), que irá ocorrer nesta sexta-feira, 25 de maio, às 16h, no prédio anexo da Faculdade de Artes Visuais (FAV). O 6º E.D.G é gratuito, com participação aberta para qualquer pessoa interessada em jogos e sem necessidade de inscrições. O evento ainda será transmitido ao vivo na Página oficial do GamedevsPA.

O Encontro de Desenvolvedores de Games ocorre mensalmente para que as empresas e grupos da comunidade de desenvolvedores de games possam visitar universidades, órgãos públicos, feiras, festivais e espaços abertos para abordar diversos assuntos relativos à indústria dos jogos digitais.  O evento sempre conta com a presença de profissionais para mostrar o que há de mais avançado em tecnologia de desenvolvimento de jogos na região.

Nesta edição, o tema será “Como mudar o mundo com jogos”, no qual serão discutidas as diferentes possibilidades de aplicar os potenciais dos jogos em diferentes vertentes da sociedade, seja para educação, debates políticos, saúde, representatividade, valorização da cultura, entre outras possibilidades. Serão entregues certificados aos participantes.

Programação – A programação contará com palestras, onde os desenvolvedores membros da comunidade poderão apresentar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre a produção de games, mesas-redondas que abordarão assuntos relacionados à temática principal, na qual serão debatidos assuntos em conjunto com o público, divididos em subtemas como: Advergames (propaganda em jogos), Serious Games (jogos educativos e interativos), design e sua aplicação prática em conjunto com outras mídias. Serão realizados também os Pitchs (Demonstrações), que são pequenas apresentações feitas para divulgar e expor jogos e projetos ao mercado e aos investidores.

Um dos destaques do E.D.G é a DevWar (Guerra dos Desenvolvedores), uma disputa entre desenvolvedores mais experientes para decidir quem consegue produzir o melhor jogo até julho deste ano. No DevWar são apresentadas as evoluções de cada jogo baseados na temática "Jogo de Nave", entretendo o público pela sua originalidade e fazendo parte da grade de programação do grupo. A disputa será encerrada no Animazon 2018 (evento com programação diversa e que reúne fãs da cultura geek), onde os visitantes terão a oportunidade de jogar, votar e escolher o melhor jogo.

A intenção do Encontro é divulgar o potencial dos desenvolvedores de jogos do Pará, mostrando a evolução técnica e o comprometimento com o mercado de games no Estado. “A proposta é bem interessante e tem como estímulo reunir os interessados em participar para desenvolver o seu próprio jogo e aprender coisas novas durante o processo”, explica um dos organizadores do evento e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, Bruno Assis.

Representatividade – Um dos organizadores do evento, Bruno Assis, ressalta a importância do Encontro para que os desenvolvedores conheçam, desmitifiquem e direcionem o potencial dos jogos digitais ou não digitais para trazer reconhecimento dentro da comunidade empresarial regional e contribuam para o cenário nacional. Para ele, esta é também uma oportunidade de agregar pessoas que têm interesse em participar da comunidade de desenvolvedores, seja produzindo, estudando, pesquisando ou simplesmente participando dos eventos. “A ideia é aquecer o mercado de desenvolvimento de jogos no Pará”, afirma o professor.

Para o organizador, em termos de representatividade, o evento desconstrói a visão de atraso que muitos têm sobre a região norte. “Temos muito potencial no sentido de produzir games que valorizem e potencializem a cultura da nossa região. A grande sacada estaria em termos jogos produzidos na Amazônia e que falem sobre ela. Incentivar isso seria interessante tanto do ponto de vista mercadológico, mas também do ponto de vista político, social e cultural”, aponta Bruno Assis.

Sobre o Evento - A comunidade de desenvolvedores de jogos do Pará surgiu a partir do Animazon de 2017, onde havia uma sala para exposição dos jogos independentes, produzidos por pessoas da região. O evento se inspirou na ideia de reunir os desenvolvedores em uma comunidade, com o intuito de promover eventos e reunir mais pessoas interessadas em participar e desenvolver.

O E.D.G junta regularmente as pessoas interessadas em desenvolvimento de games, para discutir e apresentar seus projetos, além de socializar o conhecimento aprendido dentro dos diferentes processos. “O evento começou a ganhar uma cara mais formal a partir do 4º encontro, que ocorreu também na UFPA. Agora, já estamos no 6º e pretendemos não parar mais”, conclui Bruno Assis.

6º Encontro de Desenvolvedores de Games
Data: 25 de maio (sexta-feira)
Hora: 16h
Local: Prédio anexo da Faculdade de Artes Visuais (FAV) – UFPA Campus Profissional