Página inicial > Ultimas Notícias > Cineclube TRT8 & UFPA exibe o documentário "Lixo Extraordinário" no bairro Bengui em Belém

• Publicado: Quinta, 24 de Maio de 2018, 14h00

lixo extraordinario

Neste sábado, 26, a partir das 9h, o projeto de extensão Cineclube UFPA, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, estará no bairro do Bengui para mais uma sessão. O filme selecionado para o encontro é o documentário “Lixo Extraordinário”, com direção de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, que retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores do lixão de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.

Vik cria obras de arte, com a ajuda dos catadores, utilizando os materiais encontrados no lixão. Com este material, ele forma retratos dos trabalhadores locais. Além da criatividade e beleza das obras, o documentário apresenta a realidade de pessoas que vivem em condições críticas de pobreza e saneamento e também aborda um grave problema ambiental, que é o armazenamento de resíduos sólidos sem o devido cuidado.

A sessão ocorre no Núcleo de Educação Popular (NEP) Raimundo Reis, que fica na Rua Benfica, 35, no bairro Bengui, em Belém. Os participantes da oficina produziram vídeos-minuto que serão exibidos após o documentário. No dia 19 de maio. o NEP foi palco de uma oficina de iniciação à produção audiovisual ministrada pela equipe do projeto, composta de bolsistas e voluntário, sob orientação da coordenadora do projeto, professora Ângela Gomes.

Cineclube - O Cineclube TRT8 & UFPA é um projeto de extensão do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Pará, executado em parceria com a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, coordenado pela desembargadora Maria Zuíla Dutra e pela juíza Vanilza Malcher.

A sessão reúne jovens e adolescentes do bairro e alunos, que fazem parte das ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem. Ao final do filme, os participantes realizam um debate sobre as temáticas apresentadas na sessão, com mediação da equipe do Tribunal e do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA.

Cineclube TRT8 & UFPA
Data: 26/05/2018
Horário: 9h
Local: Núcleo de Educação Popular "Raimundo Reais - Rua Benfica, 35, Bengui, Belém.

Texto e arte: Divulgação