Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da Faculdade de Ciências Econômicas realiza oficina de Metodologia do Diagnóstico Rápido Participativo
Início do conteúdo da página

Projeto da Faculdade de Ciências Econômicas realiza oficina de Metodologia do Diagnóstico Rápido Participativo

  • Publicado: Quinta, 24 de Maio de 2018, 14h43

coletivo2

O projeto “Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários no Estado do Pará: construção da extensão universitária inovadora”, desenvolvido pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFPA, irá promover a oficina Metodologia do Diagnóstico Rápido Participativo, nos dias 28, 29 e 30 de maio. Com o objetivo de debater a aplicabilidade do Diagnóstico para o fortalecimento de Empreendimento Econômicos Solidários, o evento ocorre na Sala Multimeios (FAAD) e MP-08, no Campus Guamá. 

A oficina Metodologia do Diagnóstico Rápido Participativo será realizada para difundir a experiência da aplicabilidade de ferramentas participativa por meio do Diagnóstico Rápido Participativo para o fortalecimento de EES. Sendo assim, instrumentalizar técnicos, estudantes, agricultores, docentes/pesquisadores com técnicas de elaboração de diagnóstico e demonstrar resultados da pesquisa de campo sobre a gestão de empreendimentos econômicos solidários.

O projeto atua com a metodologia de incubação no âmbito da gestão dos EES, centrada na organização e na formação/treinamento dos atores sociais integrados às unidades socioprodutiva, assim como, a identificação de EES inseridos nas cadeias produtivas de economia solidária.

Deste modo, o foco está na promoção da incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), com integração do ensino, pesquisa e extensão universitária voltadas para a organização da agricultura familiar, com atuação no campo e na cidade, com foco na economia solidária, abordagem territorial, autogestão e na geração de trabalho e renda.

O projeto - O projeto tem como meta atender 5 empreendimentos solidários. Atualmente, incuba a Associação dos Produtores Orgânicos do Pará (Paraorgânico) que organizar uma Feira de Produtos Orgânico na Praça Batista Campos e Praça Brasil, em Belém; a Associação Parque dos Aracuans do Cafezal (APAC), de Barcarena-PA; a Associação dos Feirantes da Feira da Agricultura de Abaetetuba-PA (AFAFA);  Associação da Feira da Agricultura Familiar na UFPA, que possui mais de 35 agricultores familiares.

Trata-se de uma articulação de Faculdades da UFPA, Campus Belém, como a Faculdade de Ciências Econômicas, a Faculdade de Administração, Faculdade de Ciências Contábeis, ambas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, e a Faculdade de Engenharia de Alimentos, do Instituto de Tecnologia, e a Faculdade de Nutrição, do Instituto de Ciências da Saúde, e a Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, do Campus de Abaetetuba da UFPA. Há o apoio importante da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA. 

Os beneficiários do projeto são lideranças do movimento social do campo, agricultores familiares, pescadores, extrativistas e demais categorias que compõem os EES do Estado do Pará e fazem parte do Território da Cidadania do Baixo Tocantins, particularmente os municípios de Abaetetuba, Barcarena e Cametá, da Região Nordeste do Pará e área Metropolitana de Belém.

Os EES foram selecionados a partir de visitas técnicas realizadas nos municípios de abrangência do projeto e em articulação com o movimento social do campo, com gestores públicos municipais e com apoio de outros projetos desenvolvidos nos campi da UFPA.

Inscrições – Direcionadas a gricultores familiares e membro dos EES, acadêmicos e profissionais de diversos campos do conhecimento, movimento social do campo e da cidade, gestores públicos, gestores de organizações não governamentais e demais interessados na temática, as inscrições para a oficina devem ser realizadas pelo e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no local do evento.

Serviço;
Oficina Metodologia do Diagnóstico Rápido Participativo
Data: 28, 29 e 30 de maio de 2018
Local: Sala Multimeios (FAAD) e MP-08 – UFPA, Campus Belém
Hora: início às 8h

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA 
Arte: Reprodução / Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página