Página inicial > Ultimas Notícias > Semana Nacional Universitária discute participação da Amazônia na Frente Brasil Popular

• Publicado: Sexta, 25 de Maio de 2018, 15h06

semana nacional universitária

A partir desta segunda-feira, 28 de maio, inicia-se na UFPA a Semana Nacional Universitária, um movimento de reflexão acadêmica e política para discutir alguns temas importantes para a Amazônia. No evento, que terá duração de dois dias, serão realizadas mesas-redondas sob  a temática “Para Debater Um Projeto Popular para o Brasil”. A participação é livre e não há necessidade de inscrição prévia. O evento será realizado no Centro de Convenção Benedito Nunes.

A Semana Nacional Universitária é um evento que ocorre neste mês de maio, nas mais de 30 universidades brasileiras que aderiram à proposta da Frente Brasil Popular, da qual participam inúmeras associações, intelectuais e movimentos sociais. Além do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, da professora Edna Castro (NAEA/UFPA), de João Pedro Stédile (MTS) e de Jessy Dayane (UNE), participarão do debate outros professores, pesquisadores, estudantes e integrantes de movimentos sociais, de associações, de sindicatos e da sociedade em geral.

O programa da Semana Universitária é formado por quatro mesas-redondas, que discutirão os temas: “Frente Brasil Popular e a Amazônia no Projeto Brasil”; “Mineração, Hidrelétricas, Territórios e Bens Comuns”; “Cidades na Amazônia para além da violência, da desigualdade e da tragédia social” e “Estado, perda de direitos e democracia”.

Brasil Popular - A Frente reúne mais de 80 entidades nacionais, além de entidades estaduais e locais. É uma articulação de movimentos populares, intelectuais, artistas, sindicatos, entidades e partidos políticos que, desde a sua fundação, em 2015, atuam como uma plataforma que fomenta o debate crítico sobre a sociedade brasileira e a resistência ao Golpe.

De lá para cá, tornou-se o principal polo de mobilização à ofensiva conservadora que ataca a Democracia, os Direitos e a Soberania. Segundo documentos publicados pela Frente Brasil Popular, a ideia é construir um Projeto para o Brasil, formulado por pessoas comprometidas com o desenvolvimento do país, as quais se proponham a refletir sobre temas estratégicos para a formulação deste projeto, organizados em 31 Grupos de Trabalho Temáticos.

Projeto Brasil - É uma iniciativa de intelectuais comprometidos com o desenvolvimento do país; militantes dos movimentos populares que trazem o acumulo de propostas de cada movimento; trabalhadores com experiência em gestão de políticas públicas e conhecimento em diversas áreas que se organizam em grupos de trabalho temáticos (GT’s) para refletir sobre os temas estratégicos para a formulação de um projeto de país.

O Projeto Brasil é, portanto, uma iniciativa que reúne intelectuais de diversas áreas de conhecimento e de movimentos sociais e étnicos diversos para trabalhar em grupos e produzir um projeto substantivo para o País. Ele se organiza em 31 GTs, que debatem e formulam propostas para obter uma elaboração programática que possa posteriormente ser discutida pela sociedade, com o objetivo de agregar força social e apontar para as bases de um projeto de país. Este evento é o início de um GT que pense a Amazônia no Projeto Brasil.

Programação – No dia 28 de maio, participam da Mesa “Frente Brasil Popular e a Amazônia no Projeto Brasil” Emmanuel Tourinho (reitor da UFPA), Edna Castro (NAEA/UFPA), João Pedro Stédile (MST), Jessy Dayane (UNE) e Nelson de Souza Jr. (Proex/UFPA). Da Mesa “Mineração, Hidrelétricas, Territórios e Bens Comuns”, participam Sonia Magalhães (INEAF/UFPA), João Márcio Palheta da Silva (IFCH/UFPA), Marcel Hazeu (ICSA/UFPA), Iury Paulino (MAB) e a Frente Brasil Popular.

No dia 29, ocorre a Mesa “Cidades na Amazônia para além da violência, da desigualdade e da tragédia social”, com José Júlio Lima (FAU/UFPA), Roberta Rodrigues (FAU/UFPA), Jean François Deluchey (NUMA/UFPA), Paulo Cohen (Central de Movimentos Populares) e a Frente Brasil Popular; e a Mesa “Estado, perda de direitos e democracia”, com Nírvia Ravena (NAEA/UFPA), Antônio Maués (ICJ/UFPA), Pere Petit (PPGHIST/UFPA), Carmem Foro (CUT Movimento Estudantil) e a Frente Brasil Popular.

Semana Nacional Universitária
Data: 28 e 29 de maio de 2018