Página inicial > Ultimas Notícias > XXIV Semana de Estatística reúne estudantes e profissionais para divulgar a importância da área

• Publicado: Sexta, 25 de Maio de 2018, 15h42

Semana de Estatística

Ocorre, entre os dias 28 e 30 de maio, a XXIV Semana de Estatística (Semest), que reúne a comunidade acadêmica, pesquisadores e profissionais, para divulgação do curso e da importância da estatística no desenvolvimento de pesquisas, planejamento estratégico e na tomada de decisão nas diversas áreas do conhecimento. O evento é aberto para qualquer interessado na temática. A ficha de inscrição disponível no site deve ser preenchida e levada até a Secretaria da Faculdade de Estatística, com a taxa de inscrição.

A Semest busca incentivar a inserção dos alunos de graduação na produção científica e promover a integração entre o corpo discente e o docente, além de visar a sua capacitação para terem a oportunidade de divulgar seus trabalhos, trocar informações e conhecimento científico com profissionais de outras instituições ou outras áreas que utilizam a estatística.

Programação - O evento é realizado anualmente pela Faculdade de Estatística (FAEST/UFPA) e a programação consiste em mesa-redonda, minicursos, conferências, palestras e sessão de pôsteres apresentada por alunos de Graduação e/ou Pós-Graduação em Estatística, pesquisadores da região e convidados de outras instituições, o que promove a apresentação e discussão de novos desenvolvimentos metodológicos da Estatística e suas aplicações nas diferentes áreas do conhecimento. Haverá também uma programação cultural no encerramento de cada dia do evento. Mais detalhes podem ser encontrados no site.

Importância - A professora Marinalva Maciel, uma das organizadoras do evento, explica que “é uma oportunidade ímpar para os alunos de graduação e profissionais da área que não podem participar de congressos fora do Estado de se atualizarem com novas técnicas e procedimentos metodológicos que estão sendo utilizados por meio de cursos, palestras etc. É também uma forma de divulgar para o meio acadêmico e a sociedade em geral a Estatística como ferramenta fundamental na análise de dados.”

Sobre o evento - A Semest foi realizada pela primeira vez em 1994, como uma iniciativa do Centro Acadêmico de Estatística, na época presidido pela atual professora da FaEst doutora Silvia dos Santos de Almeida, como uma forma de realizar um encontro de estudantes e profissionais da área e comemorar o Dia do Estatístico, no dia 29 de maio.

“Em edições anteriores, tivemos grande participação de estudantes de graduação, não só da Estatística como também de outros cursos, e de profissionais que aproveitaram a oportunidade para se qualificar com os cursos oferecidos e conhecer um pouco do que os docentes daqui e de outras instituições têm desenvolvido em suas pesquisas”, afirma a professora Marinalva Maciel.

XXIV Semana de Estatística
Data: 28 a 30 de maio
Local: Faculdade de Estatística (FaEst) - Campus Profissional da UFPA
Inscrições: R$20,00 (Estudantes)
R$60,00 (Profissionais)
R$10,00 (Minicurso)
Formulário de inscrição aqui.
Haverá certificação de 15 horas e mais 6 horas por cada minicurso realizado.
Mais informações no site do evento.

Texto: Matheus Luz - Assessoria de Comunicação da UFPA