Página inicial > Ultimas Notícias > XXXI Fórum de Coordenadores de Campi revela retrato e desafios da maior universidade da Amazônia

• Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 16h27

FORUM DE COORDENADORES EM SOURE FOTO ALEXANDRE DE MORAES 3

A maior universidade da Amazônia é multicampi e atua em mais de 60 municípios paraenses. Em 12 deles, há campi específicos da Universidade Federal do Pará (UFPA).  Os desafios para quem pensa, gere e trabalha para o ensino, a pesquisa e a extensão universitária fora de Belém são tema do XXXI Fórum de Coordenadores de Campi da UFPA. O evento realizado em Soure, na Ilha do Marajó, começou nesta quarta-feira, 6 de junho, e segue até sexta-feira, dia 8, com mais de 60 participantes de várias unidades na busca de soluções para os desafios da Federal paraense.

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor Emmanuel Tourinho e do vice-reitor Gilmar Silva, líder da universidade multicampi. Além deles, estiveram presentes à cerimônia o secretário municipal de Administração de Soure, João Henrique da Silva; o deputado estadual Airton Falero; o professor Anderson Maia, coordenador do campus da UFPA em Soure; e a professora Maria Ivonete Coutinho, presidente do Fórum de Coordenadores.

Em sua fala, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, falou sobre os desafios de gestão da maior universidade da Amazônia na atualidade, marcada por reduções orçamentária e aumento de demandas. “Precisamos de paciência e capacidade de gestão para podermos passar por esse momento não apenas garantindo a sobrevivência da universidade, mas também o avanço que conquistamos. Esse crescimento e desenvolvimento são ainda mais importantes neste momento.”

FORUM DE COORDENADORES EM SOURE FOTO ALEXANDRE DE MORAES 1Já o vice-reitor Gilmar Silva reforçou a satisfação, no reencontro de gestores, que marca o Fórum de Coordenadores. “Este fórum se amplia e reforça o diálogo com o que pensamos sobre a Universidade. É um instrumento estratégico e também de ânimo, pois reafirma que estamos juntos e cada vez mais perto uns dos outros. Por isso estamos sempre muito felizes com este encontro”, garante Gilmar Silva.

Autonomia - Durante o Painel de Abertura “Autonomia universitária e as políticas de expansão nas Instituições de Ensino Superior”, o reitor Emmanuel Tourinho ressaltou que os participantes presentes ao Fórum de Coordenadores são a equipe de gestores da Instituição com o maior impacto no desenvolvimento econômico e social do Pará. Fato que traz consigo a responsabilidade de conduzir essa instituição em um momento histórico, marcado por turbulências que nascem fora da universidade, afetam a comunidade universitária e, desta forma, repercutem na instituição.

O reitor Emmanuel Tourinho reafirmou que, para manter essa história de sucesso, a UFPA tem adotado estratégias como priorizar o investimento no que gera o maior e mais rápido retorno do ponto de vista acadêmico e social. O reitor citou como exemplo os editais, entre eles o Labinfra, que investe mais de R$ 5 milhões anuais em infraestrutura de laboratórios para os cursos de graduação da UFPA.

“Nossos escudos durante as turbulências são a qualidade do que fazemos – formação de pessoas, ciência e tecnologia - e o apoio da sociedade, em razão do reconhecimento público do impacto social da universidade onde ela está. É isso o que nos permite continuar ‘donos’ das nossas decisões como instituição”, enfatizou.

O dirigente da Universidade Federal do Pará também fez pedidos aos demais gestores: pensar em mudanças para o modelo de formação dos cursos com investimentos em laboratório e com incentivo à participação dos alunos em atividades de pesquisa e extensão, por exemplo. E iniciativas para a flexibilização de cursos, ou seja, repensar os projetos pedagógicos dos cursos de maneira que os alunos possam fazer opções e cursar trajetórias específicas dentro de cada graduação, tanto em relação às disciplinas que cursarão, quando ao local ou unidade onde estudarão. “Esse tipo de formação.

XXXI Fórum de Coordenadores de Campi da UFPA
De 6 a 8 de junho, no Campus de Soure, no Marajó
Confira aqui a programação completa.

Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: Alexandre Moraes