Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário explora a relação sempre presente entre o amor e a literatura

Seminário explora a relação sempre presente entre o amor e a literatura

• Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 15h51

SeminárioOAmor estánoarAo longo do tempo o amor sempre foi um tema presente na literatura. E explorar essa forte relação é o objetivo da sétima edição de “O Amor está no ar”, seminário que ocorre, nesta quarta-feira, 13 de junho, no Auditório Francisco Paulo Mendes do Instituto de Letras e Comunicação (ILC). As inscrições serão realizadas por meio de lista de frequência no local do evento.

Desde 2012, o Seminário é promovido anualmente no mês de junho pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes (Gepem), com o objetivo de colocar em debate temas como amor, namoro, casamento, sexualidade, desamor, afetividade, entre outros. O evento é gratuito e aberto ao público interessado.

Este ano “O Amor está no ar... nas tramas da literatura” irá destacar este sentimento no campo literário. A discussão será baseada em obras literárias que abordam temas relacionados ao amor, sexualidade, gênero. “A  linha que separa ficção e realidade  é muito tênue, se é que existe. Nada como explorar a literatura pra aprender sobre o que se pensa, como se vive, quais os dramas e as virtudes daquilo que chamamos o amor”, explica a professora Telma Amaral, pesquisadora integrante do Gepem.

A pesquisadora ressalta  que, enquanto tema de pesquisa, o amor e todas as demais questões a ele associadas foram pouco explorados academicamente durante muito tempo. Isso em parte se deu por ele ser considerado um tema “menor” quando comparado com outros entendidos como de maior importância e repercussão social.

“O amor faz parte de nossas vidas e cotidianamente com ele lidamos nas mais diversas situações. É um tema cujo alcance ultrapassa os limites das relações amorosas em si ou propriamente ditas e permite pensar/interpretar/compreender/discutir a vida social  sob diversos prismas”, defende Telma Amaral.

Obras -  “Escritoras paraenses em águas de amor e de rio” , “A paixão de Heloísa , amor e cor nas Estradas do tempo Foi” e "Elizabeth & Lota ou A arte de perder : amor, poesia, arte, política” são as abordagens  que serão  feitas pelas pesquisadoras Eunice Ferreira dos Santos, Carla Marinho e Telma Gonçalves.

O seminário é uma promoção do Grupo de Estudos e Pesquisa Eneida de Morais (Gepem), vinculado à Faculdade de Ciências Sociais e organizado pela linha de pesquisa: Gênero, Identidade e Cultura.

Gepem - O Grupo de Estudos e Pesquisa Eneida de Moraes, que foi criado em 1994, construiu uma rede de estudos de gênero na Amazônia com o objetivo de contribuir para a identificação e o crescimento da produção de saberes, práticas e linguagens e promover a inclusão de discussões sobre masculinidade, sexualidades, relações homo afetivas e minorias sociais.

Atualmente, a perspectiva de estudos sobre a diversidade social e cultural interroga as pesquisas e eventos construindo uma convivência de ideias, trabalhando por meio de um processo dialético que imponha as necessidades individuais do ser indivíduo.

A programação completa deste evento e de outros promovidos pelo Gepem está disponível no blog do grupo.

VII Seminário O amor está no ar...nas tramas da literatura
Data: 13 de junho de 2018
Local: Auditório Francisco Paulo Mendes - ILC (Instituto de Letras e Comunicação)
Hora: 9h às 13h