Página inicial > Ultimas Notícias > Módulo de requerimento do Sigepe agiliza processos de servidores

Módulo de requerimento do Sigepe agiliza processos de servidores

• Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 14h17

banner ufpa sigac mudan as 1

Desde o mês de maio os servidores, aposentados e pensionistas passaram a realizar alguns requerimentos de forma eletrônica pelo Sigepe, por meio do Módulo Requerimento. Para auxiliá-los na utilização do sistema, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) disponibiliza um manual, acessível aqui, com o passo-a-passo de como realizar a solicitação.

Entre os serviços que podem ser pelo Sigepe estão a alteração de Dados Bancários, Assistência à Saúde Suplementar, Ausência por Falecimento de Familiar, Ausência por Motivo de Casamento, Autorização de Acesso à Declaração de Ajuste Anual do IRPF, Auxílio Alimentação e Refeição, Auxílio Transporte, Cadastro de Dependente, Auxílio Pré-Escolar, Auxílio Natalidade, Imposto de renda, Licença para acompanhar Pessoa da Família, Cadastro de Servidor, Encaminhamento de Rendimentos Extra SIAPE, Licença Gestante/Adotante e prorrogação, Licença Paternidade e Prorrogação, e Termo de Responsabilidade - Comprovante Extra SIAPE.

Para acessar o módulo é necessário realizar o login no Sigepe Servidor (via Sigac) e acessar no menu a opção “Requerimentos Gerais”. O requerimento deve ser preenchido e, posteriormente, assinado eletronicamente pelo servidor, mediante o fornecimento da senha e CPF. Após solicitado, o documento será enviado para análise da Progep, que poderá deferir ou indeferir o pedido. Necessidades de correções, ausência de documentos ou o próprio status do requerimento serão notificados ao servidor por e-mail ou pela central de mensagem do Sigepe. Ao final do processo o servidor deverá dar ciência do parecer para a conclusão do fluxo da sua solicitação.

Com a modernização, o processo se tornou mais fácil e ágil. O servidor pode fazer a solicitação de qualquer lugar, além de ter o preenchimento dos formulários facilitado, por meio da recuperação de dados já gravados na base do Sigepe e ainda poder rastrear toda a tramitação. Outros requerimentos serão adicionados gradativamente ao sistema, mas, neste momento, os que ainda não constam na listagem deverão ser solicitados pelo servidor de forma física, como já era praticado, no protocolo da Universidade localizado no térreo do prédio da Reitoria.

A diretora de Gestão de Pessoal, Denize Aguiar, ressalta as vantagens da utilização do módulo. “O uso do módulo traz vários benefícios para a UFPA, o principal deles é agilidade nos processos e a integração direta com o servidor, principalmente para servidores lotados nos campi, pois atualmente eles dependem do malote para envio das suas solicitações. Agora o próprio servidor irá realizar o pedido e acompanhá-lo de forma digital. No entanto, para que a comunicação seja eficiente é necessário que o servidor fique atento ao e-mail cadastrado, já que todo o processo de comunicação ocorrerá por meio de mensagens eletrônicas. É importante também que o servidor mantenha protegido seus dados de usuário e senha, visando sempre a segurança das suas informações”, destaca Denize.

O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida, chama atenção ainda dos aposentados e pensionistas. “Esse público é um dos principais beneficiados, pois não precisam mais se deslocar para a instituição para requerer os serviços disponíveis agora no Sigepe, é sempre bom que eles também fiquem atentos aos canais de comunicação da instituição (e-mail, site e fanpage) para se manterem sempre informados."

Outras informações: Coordenadoria de Análise Técnica de Pessoal-CATEC, localizada no 1º andar do prédio da Reitoria.
Telefone: (91)3201-7540

Texto e foto: Divulgação / Progep