Página inicial > Ultimas Notícias > Evento no Campus de Abaetetuba trata sobre festas juninas, imaginários e ciclos cósmicos

• Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 15h39

IMG 2760

Comemorando o mês das festas juninas, o Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Abaetetuba realiza, no dia 29 de junho, o I Seminário Imaginários, Festas Juninas e Ciclos Cósmicos. O evento tem como objetivo promover o debate sobre a quadra junina e suas expressões nas sociedades locais. A programação, que inicia-se às 14h, é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo site do evento.

De acordo com o professor Jones da Silva Gomes, organizador do evento, além de discutir temas como o imaginário nas festas juninas, o seminário também possibilita uma ação prática de vivência deste universo festivo dedicado aos santos padroeiros, no Campus de Abaetetuba, integrando a Universidade e a comunidade. “O objetivo é justamente integrar os conhecimentos, as práticas e os sujeitos em torno do imaginário que mobiliza esse momento, sendo por isso, também um momento de confraternização de professores, servidores, alunos e comunidade”, afirma.

A programação é destinada para alunos e professores da UFPA e também para a comunidade que participa das comemorações da quadra junina. “A importância incide sobre o reconhecimento dessas manifestações da cultura popular que ainda estão presentes na memória e na prática cultural de muitas comunidades ribeirinhas”, destaca o professor Jones.

Programação - De 14h às 17h será realizada uma mesa-redonda para discutir os movimentos de dança da quadra junina e o calendário astronômico ligado às festas dos santos padroeiros. Após a mesa-redonda, haverá a programação cultural com dança de quadrilha, teatro de boi, levantamento do mastro do santo, bingos, fogueira e arrasta pé no arraial.

I Seminário Imaginários, Festas Juninas e Ciclos Cósmicos
Horário: a partir de 14h
Local: Campus Abaetetuba
Carga horária: 5h