Página inicial > Ultimas Notícias > Ligas acadêmicas promovem evento sobre a lei anticorrupção e práticas de compliance

• Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 15h23

CIrcuito de palestras anticorrupção

O I Circuito de Palestras: A lei anticorrupção e as práticas de compliance ocorre no dia 20 de junho. O evento é promovido em conjunto por duas ligas acadêmicas da Universidade Federal do Pará, a LADFT (Liga Acadêmica de Direito Financeiro e Tributário) e a LAJUC (Liga Acadêmica Jurídico-Criminal). As inscrições para participar do Circuito já podem ser realizadas no site do evento.

A programação de palestras inicia-se com uma mesa de introdução ao compliance, conjunto de diretrizes que orientam instituições e empresas a seguirem normas legais e regulamentares. As mesas seguintes têm como objetivo relacionar a lei anticorrupção com o compliance e analisar o panorama internacional sobre o assunto

Além de participar do evento, os interessados podem inscrever-se para participar da LAJUC e da LADFT. As inscrições para a Liga Acadêmica Jurídico-Criminal estão abertas até dia 15 e para a Liga Acadêmica de Direito Financeiro e Tributário a partir do dia 20.

Quem pode participar - A LAJUC e LADFT são ligas acadêmicas da UFPA voltadas para o aprofundamento no ensino, pesquisa e extensão na Universidade. As ligas promovem reuniões e eventos periódicos, além do desenvolvimento de pesquisas nas áreas de interesse de cada uma e desenvolvimento de atividades solidárias e profissionais.

Estudantes de diversas instituições, professores e profissionais com atuação no mercado de trabalho podem se inscrever para fazer parte das ligas. Apesar de serem acadêmicas de direito, ambas recebem também ligantes de áreas afins: A LAJUC na área de sociologia, ciências sociais e psicologia; e a LADFT nas ciências contábeis, economia e administração.

LADFT - Sob direção de João Calzavara, recentemente graduado na UFPA, e Daniel Araujo, estudante de graduação, a LADFT é referência em tributação ambiental. Além de projetos de ensino, pesquisa e extensão, aLiga trabalha o nivelamento de alunos que se interessam antecipadamente sobre a área de processos tributários, já que é uma disciplina avançada na grade curricular da Universidade. Também recebe estudantes de áreas afins, como ciências contábeis, economia e administração. As inscrições ocorrem a partir do dia 20.

LAJUC - Artur de Menezes, presidente, e Fernanda Figueiredo, diretora de comunicação da LAJUC, afirmam que a função da Liga é estimular o estudo na área das ciências criminais com base em temas de pesquisa como criminologia, processo penal, crimes cibernéticos, mulheres e justiça e estudo de casos.

Há também a realização de aulas e reuniões quinzenais para expor pesquisas e debater temas de interesse com professores e profissionais de todo o país. Qualquer um pode participar, mediante contato prévio com a LAJUC por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A Liga abrange estudantes de direito e áreas afins às ciências criminais, como sociologia, ciências sociais e psicologia. As inscrições para a LAJUC seguem até o dia 15.

I Circuito de Palestras: A lei anticorrupção e as práticas de compliance
Data / hora: 20 de junho, das 8 às 18 horas.
Inscrições, acesse aqui.
>> Inscrições para a Liga Acadêmica Jurídico-Criminal: Até 15 de junho