Página inicial > Ultimas Notícias > Ciperpolítica, Ciência de Dados e Humanidades Digitais interconectados em seminário nacional

• Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 15h57

Amazônia Interconectada

O I Seminário Nacional Amazônia Interconectada: Ciberpolítica, Ciência de Dados e Humanidades Digitais será realizado nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2018 na Universidade Federal do Pará, por meio da Faculdade de Comunicação (FaCom/UFPA) e Programa de pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA).

O seminário tem a proposta de reunir estudantes, pesquisadores e professores de diversas áreas (comunicação, ciência política, sociologia, direito, tecnologia, computação, sociologia, entre outras) para o fomento de discussões sobre as possibilidades de crescimento e desenvolvimento regional da Amazônia.

O objetivo é seguir a perspectiva tecnológica com preservação da natureza e das culturas locais, bem como considerar e discutir as implicações favoráveis e desfavoráveis no campo da política e econômia, reunindo pessoas de diversas áreas para uma abordagem interdisciplinar na temática.

Temática - As tecnologias da informação e comunicação estão presentes nas sociedades e influenciam de forma direta na arena política, econômica, social e cultural em todas as cidades que possuem infraestrutura tecnológica de internet.

Da mesma forma, a esfera pública, formadora de opinião e palco das disputas de sentido, está interconectada entre todos os países do mundo por meio da internet e, por isso, grande parte das disputas, conflitos, relações de poder e produção de conhecimento e informação se constroem de forma midiatizada.

Dificuldades regionais- A região amazônica é muito rara e valiosa por conta das suas riquezas naturais e potencialidades de desenvolvimento regional sustentável, a partir da gestão sustentável da sua biodiversidade, porém apesar de ser rica no âmbito cultural e biológico, a Amazônia é a região do país com pior índice de infraestrutura tecnológica em comparação com as demais regiões do Brasil.

Esse cenário faz com que a maior parte da população local não tenha acesso a determinados conteúdos informativos e científicos que possam colaborar com a produção do conhecimento, além de dificultar o aproveitamento de oportunidades de desenvolvimento regional sob uma perspectiva tecnológica e comunicacional.

I Seminário Amazônia Interconectada: Ciberpolítica, Ciência de Dados e Humanidades Digitais
Data: 21 a 23 de junho de 2018
Local: Auditório do ICJ no Campus Profissional da UFPA; Salas da FaCom no Campus Básico da UFPA.
Programação completa acesse aqui.

Texto: Larissa Carreira-FaCom / UFPA
Arte: Divulgação