Página inicial > Ultimas Notícias > Barros Barreto recebe mais de uma tonelada de doação de peixe

Barros Barreto recebe mais de uma tonelada de doação de peixe

• Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 14h35

Foto 2

Até janeiro de 2019, o Hospital João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberá 13.704 quilos de filé de peixe, dos tipos dourada e rosado, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A doação é resultado de parceria do projeto firmado entre HUJBB,Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e  Associação dos Trabalhadores do Ramo de Pesca do município de Vigia. A primeira entrega ocorreu no dia 4 de junho, com o total 1.713 quilos de dourada, destinados à alimentação dos pacientes, acompanhantes e residentes.

A psicóloga Cláudia Porto e a nutricionista Sílvia Gomes somaram esforços, ao longo de três anos, para a concretização da parceria, participando de reuniões junto à Conab e apresentando o hospital universitário como agente recebedor. Coube à Cláudia intermediar como representante da unidade hospitalar e para Sílvia ficou a responsabilidade de analisar a necessidade do hospital. "O projeto será mantido pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ligado ao Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), orçado em R$ 191.856,00. Funciona com a Conab comprando a produção dos pequenos pescadores e repassá-la às instituições que precisam, como hospitais cem por cento do Sistema Único de Saúde (SUS), creches e escolas. Por esse motivo é custo zero para o Barros Barreto", esclarece.

O tesoureiro da Associação dos Trabalhadores do Ramo de Pesca do município de Vigia, José Rosinaldo Miranda, representado a presidente da entidade, Solange Miranda, informou que a entidade é a única que tem convênio com a Conab para a compra de peixe, e o Barros Barreto é o primeiro hospital universitário contemplado pelo PAA. Ao longo de sete anos de criação, a associação atendia apenas escolas públicas de Vigia. Ele afirma que a doação é feita dentro da lei e tem como fiscalizadora a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), para garantir a qualidade do produto.

Foto 3 1Economia - Os gestores do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh estão entusiasmados com a doação, porque, segundo a gerente de Administração, Ivana Augusta Sousa, o impacto financeiro para o HUJBB é uma economia de cerca de R$ 30 mil por mês, só com proteína. Ela comentou que a doação do pescado se agrega à de carboidrato, fornecida há anos por voluntários. Agora, a ideia é retomar o projeto de doação de hortifruti, que anos atrás funcionou junto à Central de Abastecimento do Pará (Ceasa).

Para o superintendente do Complexo, o médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim, a parceria envolvendo a Conab, pequenos pescadores de Vigia e o Barros Barreto apresentam dois aspectos: "o nutricional, por ser a carne de peixe altamente saudável e leve para os pacientes, e o econômico, porque ao reduzir o valor do recurso para a compra da carne vermelha, teremos como comprar mais insumos hospitalares, o que é de extrema necessidade para o Complexo", esclareceu.

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.
Fotos: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh e de divulgação da Gestão do Complexo.