Página inicial > Ultimas Notícias > Pró-Reitoria de Ensino de Graduação seleciona projetos de monitoria para apoio financeiro

• Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 14h24

monitoria

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) irá selecionar projetos no âmbito do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD), Subprograma Monitoria (PGRAD-Monitoria), segundo o edital. Visa promover a participação de estudantes de graduação no desenvolvimento de atividades acadêmico-pedagógicas regulares, sob a orientação de docentes da UFPA. As inscrições dos projetos podem ser realizadas até o dia 30 de junho.

O PGRAD-Monitoria destina-se a atender propostas de docentes efetivos da UFPA, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem vinculados às perspectivas de qualificação da formação acadêmica do discente.

Pretende favorecer a melhoria da qualidade de ensino a partir da participação de monitores na construção colaborativa de práticas pedagógicas criativas e inovadoras. Estimula a participação de estudantes de graduação na promoção de ações de monitoria que visem tanto seu desenvolvimento acadêmico-profissional quanto a qualificação das atividades curriculares do seu curso de graduação.

De acordo com a diretora de Inovação e Qualidade do Ensino da Proeg, professora Sheila Vilhena Pinheiro,, o programa é muito importante por estimular os universitários a contribuírem com o próprio ensino de graduação, colaborando com seus professores na condição de monitores. “Esses Monitores, em geral, são alunos com bom desempenho acadêmico que ajudam professores no desenvolvimento da qualidade de atividades curriculares diversas”, explica.

Os investimentos no Programa de Monitoria resultam da parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst). Neste ano, tem como suporte financeiro os valores correspondentes a 200 projetos com até dois bolsistas, com bolsa mensal de R$400,00.

Inscrições - A proposta ou projeto deverá ser submetido em formulário eletrônico do Sistema de Projetos On-line (Sisprol), até 30 de junho de 2018, sendo aceito apenas um projeto por proponente. São previstas as categorias bolsas de monitoria-livre concorrência e bolsas de monitoria-vulnerabilidade que serão atendidas com recursos da SAEst.

São requisitos para a obtenção de bolsa: estar regularmente matriculado no período letivo em que ocorrer a seleção; haver cursado ou realizado as atividades curriculares às quais esteja vinculado o objeto do projeto de monitoria; e apresentar histórico acadêmico atualizado.

O resultado final dos projetos classificados estará disponível no site da PROEG, a partir do dia 11 de julho de 2018.

Edital completo aqui.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA