Página inicial > Ultimas Notícias > Encontro discute pedagogia Decolonial e Formação de Professores na Amazônia

Encontro discute pedagogia Decolonial e Formação de Professores na Amazônia

• Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 14h59

VII Encontro GEpeif

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza nos dias 21 e 22 de junho o VII Encontro GEPEIF de Pesquisa e Extensão. O tema desta edição do evento é “Pedagogia Decolonial e Formação de Professores na Amazônia”. A programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pela internet.

De acordo com o professor Waldir Abreu, um dos organizadores do evento, o objetivo do encontro é apresentar as pesquisas desenvolvidas no grupo e discutir temas voltados para a formação de professores. “Debater essa questão (formação de professores) é fundamental para se pensar na criação de políticas públicas consistentes de formação inicial e continuada de professores, só assim, poderemos pensar em uma educação de qualidade para nossos alunos da escola básica”, afirma.

Waldir fala ainda sobre a importância do tema do evento, que tem enfoque na Amazônia. “A diversidade que encontramos na Amazônia faz dela uma região rica em potencial cultural. Por isso, o professor que atua na região precisa ter uma formação que leve em conta essa especificidade e diversidade da região”.

A temática do encontro busca relacionar e evidenciar elementos para uma formação de professores como expressão de resistência e de construção coletiva de uma sociedade mais justa, que reconheça e valorize os diversos sujeitos que compõem os diferentes espaços da Amazônia. “Debater a formação do professor aqui na região é valorizar nossas raízes e apontar que a formação do professor precisa estar voltada para a valorização cultural da região”, completa o professor.

GEPEIF - O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) e atua há oito anos desenvolvendo desenvolvendo pesquisas sobre educação e formação de professores na Amazônia.

“Essas pesquisas procuram mostrar o impacto que a formação de professores tem na qualidade de ensino e na melhora da educação na Amazônia. As pesquisas também têm mostrado que investir na formação continuada do professor não é despesa para o sistema de ensino, mas sim investimento na qualidade da educação”, explica o professor.

VII Encontro GEPEIF de Pesquisa e Extensão
Datas: 21 e 22 de junho
Local: Auditório A do ICED
Carga horária: 12h
Inscrições podem ser feitas pela internet.

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação