Página inicial > Ultimas Notícias > Progep leva orientações de saúde a servidores do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC)

• Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 15h24

CIAC2

Como iniciativa de cuidado e promoção à saúde dos servidores, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida e suas coordenadorias, tem levado ao Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) orientações sobre assuntos relevantes à saúde, como ergonomia, nutrição, pressão arterial, glicemia, além de ações, como palestras e dinâmicas voltadas para a atenção psicossocial e sessões de fisioterapia laboral.

Formada por engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, enfermeira, nutricionista, fonoaudióloga, psicólogos e assistentes sociais, a equipe multiprofissional fez atendimentos com os servidores, que puderam tirar suas dúvidas e tratar de temas pertinentes a hábitos de vida e saúde física e emocional. Já a Fisioterapia Laboral ocorreu com o apoio dos alunos do curso, sob supervisão dos professores da Faculdade de Fisioterapia, que desenvolveram junto aos servidores exercícios leves para promoção do bem-estar e prevenção da incidência de doenças ocupacionais.

CIAC1

Para a  diretora do CIAC, Julieta Cristina de Andrade Jatahy, a atenção à saúde dos servidores é uma das prioridades na gestão, e foi o que a motivou a procurar a

Progep. “A rotina de trabalho acelerada, prazos, pressão, tudo isso influencia negativamente a saúde dos servidores. A busca de acesso a esses serviços visa despertar nossos servidores para o cuidado com a saúde, buscando conhecimento e conscientização para provocar mudança de hábitos e atitudes prejudiciais”, declara Julieta.

O coordenador de Admissão e Gestão Acadêmica, Michell Costa Baia, ressalta a relevância da facilidade de acesso ao serviço. “Dia corrido, trabalho, faculdade, sobra pouco tempo para cuidarmos de nós mesmos, e, por ser novo, julgamos não precisar desse cuidado. Mas precisamos parar e refletir que é necessário mudar hábitos agora, para não se prejudicar mais tarde. O alerta que acendeu para mim hoje foi o sedentarismo, preciso melhorar nesse ponto”, afirma Michell.

Maria do Livramento Cardelly Dinelli, assistente em Administração, declara seu contentamento com os serviços ofertados. “Já tivemos acesso ao atendimento psicossocial, à ginástica laboral e agora o atendimento com a equipe de saúde e segurança no trabalho. Estávamos vendo as pessoas adoecerem, e a iniciativa tem dado resultado: a equipe está mais motivada, com comportamento mais positivo e buscando nossa saúde e bem estar.” Reconhece Maria do Livramento.

A diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira, ressalta que a “a Progep está sempre de portas abertas para, na medida do possível, atender às demandas das unidades da Universidade. Ooferecemos diversas ações que têm finalidade de levar informações de cuidados com a saúde e prevenção de doenças aos nossos servidores”, afirmou.

Texto e fotos: Assessoria / Progep