Página inicial > Ultimas Notícias > Embaixador de Israel visita a UFPA e mostra interesse em formar parceria com a Universidade

• Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 15h44

15.06.2018 Visita do Embaixador de Israel Foto Alexandre de Moraes site capa

A Universidade Federal do Pará recebeu a visita do embaixador de Israel, Yossi Shelley, no último dia 15 de junho. O representante do país do Oriente Médio está na cidade para uma reunião com o governador do estado e se interessou em conhecer a Universidade, para propor futuras parcerias para Cooperação Acadêmica entre Brasil e Israel.

O embaixador foi recebido na UFPA pelo vice-reitor, Gilmar Silva, e pelos pró-reitores de Relações Internacionais, Iracilda Sampaio, e de Pós-Graduação e Pesquisa, Rômulo Angélica. A reunião contou, ainda, com a presença da coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Estado, Larissa Steiner Chermont, e dos professores Marcelo Galvão, secretário-geral da Reitoria, e Claudio Szlafsztein, diretor de acordos e relações internacionais da Prointer.

15.06.2018 Visita do Embaixador de Israel Foto Alexandre de Moraes site4Durante a visita, Yossi Shelley expôs seu interesse em promover parcerias com universidades públicas em razão de acreditar que o papel dessas instituições é primordial para que a Educação seja levada para os mais diversos locais, sem se limitar somente aos grandes centros. “O embaixador foi extremamente solícito com a possibilidade de diálogo com a nossa universidade e a expectativa é de que a gente aprofunde este diálogo e consolide alguns acordos de Cooperação Internacional, sendo parte deles voltada para as áreas de Ciências da Informação, Engenharia e Agricultura”, explicou Gilmar Silva.

A razão para que estas áreas específicas sejam o foco dos futuros acordos está na proposta realizada pelo próprio embaixador. “Acreditamos que o futuro está na engenharia, na área de inovação. Nós não podemos esquecer a Cultura e as Ciências Humanas, mas o que move a economia é a tecnologia. Quando a tecnologia é forte pode colaborar com todas as outras áreas”, esclareceu Yossi Shelley.

15.06.2018 Visita do Embaixador de Israel Foto Alexandre de Moraes site2Propostas – Segundo Iracilda Sampaio, após esta primeira visita do embaixador já é possível projetar diversas oportunidades de cooperação acadêmica. “Do ponto de vista da Universidade, nós temos a possibilidade de fazer pesquisas e intercâmbio em nível de graduação e pós-graduação. Mas ele também colocou a possibilidade de nós termos um professor de Israel vindo para a UFPA mostrar cursos na área da segurança cibernética.”

A proposta é para que o professor israelense, reconhecido internacionalmente por seus conhecimentos na área de tecnologia, possa visitar a UFPA em setembro e auxiliar a formulação de um novo curso, com duração de quatro anos: Segurança Cibernética. “Ainda não somos muito desenvolvidos nessa área de inovação em Ciência da Computação, então precisamos buscar este crescimento. É uma pauta que a Prointer e a gestão em geral vão dar uma atenção especial. Nós temos que melhorar e avançar nessas áreas da Tecnologia da Informação”, pontuou a pró-reitora de Relações Internacionais.

15.06.2018 Visita do Embaixador de Israel Foto Alexandre de Moraes site3Futuro – Ainda como parte do processo de estudo para a formulação dos acordos de Cooperação Técnica, o vice-reitor da UFPA também sugeriu que a parceira contemplasse outras áreas nas quais Israel tem se desenvolvido e conseguido bons índices mundiais.“A UFPA se colocou à disposição para dialogar em duas áreas que julgamos importantes em termos de ciência e tecnologia, que é a das engenharias, que Israel tem uma experiência muito forte, e da agricultura. Eles ficaram de estudar a questão e voltar a dialogar conosco sobre isso”, completou Gilmar Silva.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes