Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Roteiros Geo-turísticos promove passeio pela Avenida Nazaré, em Belém

Projeto Roteiros Geo-turísticos promove passeio pela Avenida Nazaré, em Belém

• Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 14h53

Roteiro Geo turístico

“Pela Estrada de Nazaré”. Este é o tema da edição do mês de junho do Projeto Roteiros Geo-turísticos que ocorre no próximo domingo, 24 de junho. O passeio é uma realização do Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGEOTur) da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da UFPA. A participação é gratuita e aberta para todos. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível aqui.

Neste domingo, a saída será do Mercado de São Brás, às 8h30, e seu percurso compreende locais como o Parque da Residência, a Vila Teta, o Museu Emilio Goeldi, a Basílica de Nazaré, os Cinemas do largo de Nazaré, o Largo do Redondo, o Palacete Fascíola, entre outros.

O objetivo do Projeto “Roteiros Geo-turísticos” é implementar ações voltadas para práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial, que propiciem resgatar a memória socioespacial da cidade Belém, além de promover caminhadas a pé e gratuitas no Centro Histórico da cidade, em que são abordados o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da capital paraense, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade.

Recomendações - A organização do projeto recomenda o uso de tênis, boné, protetor solar e roupas leves. O roteiro será feito a pé pelas ruas, não haverá entrada em prédios e deverá terminar por volta do meio-dia; também recomenda-se levar um guarda-chuva, pois o passeio será realizado mesmo que chova.

Reconhecimento - O Projeto “Roteiros Geo-turísticos” foi um dos vencedores do prêmio nacional do IPHAN, 29º edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação oriundos do setor público, do setor privado e das comunidades.

A coordenadora do projeto, professora doutora Maria Goretti da Costa Tavares, recebeu em abril a medalha de Direitos Humanos “Paulo Frota”. A honraria é concedida a personalidades ou instituições sem fins lucrativos que contribuem para a defesa dos Direitos Humanos no estado.

Outros roteiros - O projeto também ocorre fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores: em Cametá, é coordenado pelo professor José Carlos Cordovil, da Faculdade de Geografia da UFPA; e na vila de Icoaraci, coordenado pelos professores Agnaldo Rabelo e Ricardo Torres, da Escola Municipal Bosque Eidorfe Moreira. As duas experiências contaram com a participação de alunos do Ensino Médio e da Graduação. As experiências já ocorreram em anos anteriores nas cidades de Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.

Atualmente, são ofertados nove roteiros à sociedade: Bairro Cidade Velha; Ver-o-Peso ao Porto de Belém; Roteiro da Belle Époque; Interior do bairro Campina; Bairro Reduto; Estrada de Nazaré; Roteiro O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do século XVIII; Bairro Batista Campos e suas transformações espaciais, e o Bairro do Umarizal e suas transformações sócio-espaciais.

Roteiro Geo-turístico: Pela Estrada de Nazaré
Data: 24 de junho (domingo)
Saída às 8h30 do Mercado de São Brás.
Mais informações pelo e-mail ou facebook.
Inscrições aqui.

Texto: Matheus Luz – Assessoria de Comunicação da UFPA