Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão promove Seminário que debate um olhar protecionista sobre a velhice

• Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 15h03

Cartaz de divulgação seminário

Os idosos sofrem os diversos tipos de violações e preconceitos fazendo com que o envelhecimento se caracterize como uma expressão da questão social. Com essa realidade em mente, o Projeto de Extensão Observatório de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, que é vinculado à Faculdade de Serviço Social da UFPA, realiza nesta quinta-feira, 21, das 8h às 12h, o I Seminário Repensando a Velhice - Um Olhar Protecionista. O evento ocorre no Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED).

Além de discutir a temática voltada para a proteção dos direitos da pessoa e debater o papel do Conselho Estadual da Pessoa Idosa dante dessas violações, as ações são voltadas para a prevenção e combate às situações de vulnerabilidade e risco, de modo a promover a conscientização dos idosos sobre seus direitos e deveres, para combater a violência em seus diversos níveis.

“Trata-se de um Seminário voltado para a discussão da temática violência contra a pessoa idosa, procurando demonstrar à sociedade a importância do seu engajamento não só para o conhecimento, mas também para o enfrentamento deste problema social”, comenta o professor Almyr Carlos, coordenador do evento.

Importância – Segundo Almyr Carlos, o momento atual da sociedade brasileira é muito significativo e poucos foram os momentos em que as questões jurídicas foram tão debatidas pela população em geral. “O Estado Brasileiro, de Deodoro ao Governo atual, tratou e trata muito mal sua população idosa. No exato momento em que o cidadão mais precisa da intervenção estatal, esta se mostra rarefeita em sua vida. Isto por si só já justifica um amplo debate”, afirma o professor.

O evento é voltado para docentes, discentes, servidores e comunidade em geral, destacando os discentes da Universidade da Terceira Idade (Uniterci), programa pioneiro na discussão do assunto na UFPA. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no local do evento até 30 minutos antes do início.

Projeto – O projeto, vinculado à Faculdade de Serviço Social, desenvolve suas atividades desde 2013. Ele promove ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa, realizando palestras, oficinas e seminários com o objetivo de ampliar o debate sobre a velhice, além de discutir a questão da violência contra o idoso e a realidade social que os idosos enfrentam no Brasil e principalmente na realidade amazônica.

I Seminário Repensando a Velhice - Um Olhar Protecionista
Local: Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED)
Data e horário: 21 de junho, quinta-feira, das 8h às 12h

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA