Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe representantes de cidades portuguesas e paraenses para discutir parceria

• Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 19h18

18.06.2018 Reunião Portugal Nayana Batista 5

Na tarde da última segunda-feira, 18 de junho, o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, se reuniu com representantes das cidades paraenses São Caetano de Odivelas e Soure, bem como representantes das cidades portuguesas que possuem o mesmo nome. Os 4 municípios buscam aproximação entre si. A UFPA apresentou os projetos que pretende realizar nas cidades paraenses.

18.06.2018 Reunião Portugal Nayana Batista 19Além do vice-reitor da UFPA, estavam presentes na reunião o prefeito de São Caetano de Odivelas, no Pará, Mauro Chagas (Macalé), e sua assessora de Relações Internacionais, Marcia Vieira; o vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas, de Portugal, Edgar Valles; o vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Odivelas, de Portugal, João Antônio; o presidente da câmara municipal de Soure, de Portugal, doutor Jorge Mário; entre outros representantes.

18.06.2018 Reunião Portugal Nayana Batista 25Para o vice-reitor, a UFPA exerce um papel estratégico para o desenvolvimento do Estado, o reconhecimento nacional e internacional de órgãos governamentais e não governamentais tem sido um instrumento que motiva a Instituição a trabalhar cada vez mais no sentido de desenvolver a ciência e a tecnologia, bem como a cultura.

A UFPA mantém vínculos acadêmicos com Portugal de diferentes formas. Programas de intercâmbio, alunos que cumprem parte dos estudos no país, professores que realizam atividades de pesquisa no Pará, entre outros meios. “Temos uma leitura que hoje não é possível pensarmos em transformação acadêmica e científica sem que a gente tenha uma articulação internacional muito forte”, completa o vice-reitor.

18.06.2018 Reunião Portugal Nayana Batista 14Cooperação – No Pará, Soure já possui um Campus da UFPA, enquanto Odivelas pretende, em articulação com a Universidade, promover cursos profissionalizantes no município. Segundo Marcia Vieira, o Campus de Soure simboliza a relação da UFPA com as cidades, e o apoio técnico que será dado à Odivelas também será uma importante forma de aproximação entre a Universidade e os municípios paraenses.

É planejada a construção de uma biblioteca municipal em São Caetano de Odivelas, no Pará. A assessora demonstra interesse em firmar uma parceria para ter apoio da UFPA neste projeto. Enquanto isso, a Câmara Municipal de Odivelas se programa para doar 5 mil livros para a Universidade.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista