Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade está com editais abertos para programas de extensão

Universidade está com editais abertos para programas de extensão

• Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 15h29

editais abertos2

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está com três editais de programas de extensão abertos. Os programas são o Navega Saberes, Eixo Transversal e o Programa de Extensão Inclusiva Avançada. Ao total, serão concedidas 220 bolsas para alunos e mais R$100.000,00 para custeio dos projetos do Programa de Extensão Inclusiva Avançada. O prazo para as inscrições nos três programas se encerra em 29 de junho.

O diretor de programas e projetos da Proex, professor Edval Campos, explica que os programas de extensão são importantes para levar o conhecimento que é produzido na instituição para a sociedade. “A extensão é fundamental para a formação de nossos alunos como profissionais mais sensíveis às demandas da sociedade em geral. Esse canal de comunicação da UFPA com a sociedade ainda faz com que a Universidade possa corresponder à sua finalidade pública”, ressalta.

Eixo Transversal - O programa Eixo Transversal é lançado anualmente, e neste ano, o tema do projeto é Universidade e Diversidade. “O objetivo do programa é aprimorar as políticas de inclusão que a universidade já faz. Portanto serão selecionados projetos que se enquadrem nesse perfil de ter um cuidado específico com a diversidade”, pontua o professor Edval Campos. Para o Eixo Transversal, serão concedidas 100 bolsas, todas para alunos em vulnerabilidade socioeconômica.

Navega Saberes - O programa Navega Saberes também é lançado anualmente e, nesta edição, o professor Edval destaca a possibilidade de participação dos alunos também como voluntários nos projetos. “O nosso esforço é para incluir cada vez mais alunos, professores e técnicos-administrativos da Universidade nos projetos. Por isso, o edital possibilita a participação de até 10 alunos como voluntários e, assim, fortalecer o vínculo dos estudantes com a extensão e promover esse diálogo com a sociedade”. O Navega Saberes também vai conceder 100 bolsas, todas para alunos em vulnerabilidade socioeconômica.

Programa de Extensão Inclusiva Avançada - O Programa de Extensão Inclusiva Avançada é o mais recente dos programas de extensão da UFPA e é resultado de um convênio assinado entre a Universidade e o Movimento República de Emaús. Serão selecionados 10 projetos que envolvem áreas como arte, educação, meio ambiente, saúde e tecnologia. Os projetos serão desenvolvidos na República de Emaús, localizada no bairro do Benguí, em Belém. Além das bolsas, o programa também vai disponibilizar uma quantia em dinheiro para custeio dos projetos.

Editais Proex
Prazo para inscrições: até 29/06