Página inicial > Ultimas Notícias > "Cineclube TRT8 & UFPA" volta ao Benguí e exibe o documentário Lixo Extraordinário

• Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 16h03

lixo extraordinario 4

Neste sábado, 23, a partir das 9h, o projeto de extensão Cineclube TRT8 & UFPA, realizado pelo Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, volta ao bairro do Benguí, em Belém. O projeto realiza a sessão de exibição do documentário Lixo Extraordinário, a qual estava agendada para ocorrer no dia 26 de maio, mas foi adiada devido à greve dos caminhoneiros. O filme tem direção de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, que retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz junto dos catadores do lixão de Jardim Gramacho / Rio de Janeiro.

Vik Muniz cria obras de arte, com a ajuda dos catadores, utilizando os materiais encontrados no lixão. Com este material, ele forma retratos dos trabalhadores locais. Além da criatividade e beleza das obras, o documentário apresenta a realidade de pessoas que vivem em condições críticas de pobreza e saneamento e também aborda um grave problema ambiental, que é o armazenamento de resíduos sólidos sem o devido cuidado.

A sessão ocorrerá no Núcleo de Educação Popular (NEP) Raimundo Reis, que, no dia 19 de maio, recebeu uma oficina de iniciação à produção audiovisual ministrada pela equipe do projeto, composta de bolsistas e voluntário, sob orientação da coordenadora do projeto, professora Angela Gomes. Os participantes da oficina produziram vídeos-minuto que serão exibidos neste sábado, após o documentário.

O Cineclube TRT8 & UFPA é um projeto de extensão do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Pará, executado em parceria com a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, coordenado pela desembargadora Maria Zuíla Dutra e pela Juíza Vanilza Malcher.

A sessão reúne jovens e adolescentes do bairro que participam das ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem. Desta vez, pais e responsáveis dos alunos também participam da exibição. Ao final da sessão os participantes realizam um debate sobre as temáticas apresentadas, com mediação da equipe do Tribunal e do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA.

Cineclube TRT8 & UFPA
Data: 23/06/2018
Horário: 9h
Local: Núcleo de Educação Popular "Raimundo Reais - Rua Benfica, 35, Bengui, Belém.

Texto e foto: Divulgação